‘EUA não apoiam a independência de Taiwan’, diz Biden após eleições

População da ilha elegeu candidato contrário à unificação com a China e favorável a uma aproximação com os EUA.

O presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, afirmou neste sábado (13) que o país não apoia a independência de Taiwan. A fala foi feita depois que a população local elegeu um candidato do partido governista, contrário à China.

“Não apoiamos a independência”, disse Biden, segundo a Reuters. A China, por sua vez, afirmou que a vitória de Lai Ching-te, do Partido Democrático Progressista, não mudará o cenário básico das relações entre China e Taiwan.

Enquanto a China considera Taiwan como parte de seu território, a ilha se considera um estado independente, gerido por Constituição própria.

Lai Ching-te é conhecido por sua forte oposição à China e por defender uma maior aproximação em relação aos Estados Unidos. Ele recebeu 40,2% dos votos e derrotou Hou Yuh-ih, candidato do Kuomintang (KMT), principal partido da oposição. O KMT não é aliado à China, mas era o favorito do governo chinês porque considera que China e Taiwan são um único país.

A eleição foi considerada pela China como uma escolha entre guerra e paz. Após a vitória, o candidato eleito disse que está disposto a conversar com a China “com base na dignidade e na paridade”.