EUA apreendem avião de Nicolás Maduro em operação contra sanções

Aeronave foi apreendida na República Dominicana e levada à Flórida.

EUA — Na manhã desta segunda-feira (2/9), autoridades dos Estados Unidos realizaram a apreensão de um avião pertencente ao ditador venezuelano Nicolás Maduro. A operação ocorreu na República Dominicana, onde a aeronave estava estacionada, e foi posteriormente transferida para a Flórida. A apreensão foi justificada pelo fato de que a compra do avião violava as sanções impostas pelos EUA à Venezuela, além de envolver “outras questões criminais”.

O procurador-geral dos EUA, Merrick Garland, informou que a aeronave foi adquirida ilegalmente por US$ 13 milhões (aproximadamente R$ 77 milhões) através de uma empresa de fachada, sendo contrabandeada para fora dos Estados Unidos para uso de Maduro e seus associados. A operação contou com a participação de diversas agências federais americanas e autoridades dominicanas, que informaram a ditadura venezuelana sobre a apreensão.

Além do avião, a Homeland Security Investigations, a segunda maior agência investigativa do governo federal dos EUA, também apreendeu dezenas de veículos de luxo e outros ativos que estavam a caminho da Venezuela.

As sanções americanas contra Maduro e seu governo foram intensificadas após a fraude eleitoral que resultou na renovação de seu mandato, o que gerou ainda mais tensão nas relações entre os EUA e a Venezuela.