Estudante pede ajuda para representar o AM em evento da ONU

A parintinense Helena Andrade, de 19 anos, foi uma das três brasileiras selecionadas para participar do Fórum das Nações Unidas para as Florestas (UNFF14). | Foto: Divulgação

Com o objetivo de viabilizar sua estadia e viagem a Nova York, onde acontece, durante os dias 4 e 10 de maio, o Fórum das Nações Unidas para as Florestas (UNFF14), a estudante amazonense Helena Andrade, 19, iniciou uma vaquinha na internet. Natural de Parintins, a jovem foi escolhida para ocupar o posto de “delegada jovem da Diplomacia Civil” no evento e precisa arrecadar R$ 11,4 mil.

Durante o UNFF14, Helena irá ver de perto as discussões dos Estados-membros da Organização das Nações Unidas (ONU) sobre estratégias de conservação das florestas e desenvolvimento sustentável, além de poder participar de reuniões privadas com convidados especialistas nos temas expostos durante as plenárias e mesas-redondas.

Ex-aluna da Fundação Matias Machline (FMM) e ex-graduanda em direito pela Universidade Federal do Amazonas (Ufam), Helena vive em Brasília (DF), onde cursa Ciência Polícia, no Instituto de Educação Superior de Brasília (IESB), e Relações Internacionais, na Universidade de Brasília (UnB).

A vaga para a jovem parintinense participar do evento internacional foi conquistada de forma apertada. Apenas três brasileiras foram escolhidas para o UNFF14 dentre as inscrições realizadas em todo o País.

“Meu objetivo é, principalmente, compartilhar conhecimento sobre a Amazônia e abrir meus horizontes sobre a questão florestal no resto do mundo”, disse a estudante, ao destacar que não consegue arcar sozinha com os altos custos da viagem, razão pela qual resolveu iniciar a vaquinha online.

Segundo Helena, que ainda não conta com a passagem e os custos para alimentação em Nova York, o valor total almejado inclui também o treinamento pré-evento (aulas de inglês, entre outros temas) e o seguro-viagem.

Para contribuir com a vaquinha da estudante Helena Andrade, as doações podem ser feitas por meio da página da arrecadação (acesse aqui). Até a publicação desta matéria, Helena já conseguiu arrecadar R$ 3.060,00 (26,6% da meta).

Dedicação

Durante o Ensino Médio, Helena Andrade foi campeã estadual de redação pelo SINEPE/AM (2015) e a única nortista classificada para a fase nacional da Olimpíada Brasileira de Linguística (2016/17), onde teve sua primeira experiência com a curiosidade de pessoas de outras regiões do Brasil sobre o Norte.

Desde então, Helena percebeu a importância da divulgação de conhecimento sobre a Amazônia e tornou isso uma missão pessoal. Como uma amazonense vivendo fora de meu estado natal, senti cada vez mais a necessidade de divulgar a Amazônia. Infelizmente ainda há muita ignorância sobre nós que precisa ser combatida. Uma das formas de fazer isso é através do diálogo direto com as lideranças do mundo”, comentou.

Por A CRÍTICA