A inclusão de cirurgiões dentistas nas equipes médicas dos hospitais públicos do Amazonas será iniciada a partir de janeiro de 2019. A medida está prevista na Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO), publicada no Diário Oficial do Estado na última sexta-feira (17), e é resultado de uma emenda parlamentar.
O texto incluído pela emenda diz que o plano orçamentário do Estado previsto para 2019 deve apontar estimativa de recursos para “assegurar a efetiva aplicação da atuação do profissional da odontologia – cirurgião dentista – nas equipes multidisciplinares dos hospitais particulares, públicos estaduais e municipais do Amazonas”.
A emenda é resultado de uma Audiência Pública realizada em junho na Assembleia Legislativa do Estado do Amazonas (Aleam) com odontologistas e representantes de órgãos de saúde estaduais e municipais, onde houve consenso de que o acompanhamento desses profissionais pode reduzir infecções por bactérias que podem desenvolver-se na boca de pacientes intubados e também reduzir o custo com internações.
Na audiência, a secretária adjunta da Secretaria de Estado da Saúde (Susam), Denise Machado, disse estar ciente dos benefícios da odontologia hospitalar na prevenção e tratamento de doenças e que se trata de “mais uma ação para melhorar a vida da população”.