Início Mundo Equipes de busca captam sinais de batidas do submarino Titan

Equipes de busca captam sinais de batidas do submarino Titan

Autoridades dizem que oxigênio do submersível deve se esgotar às 6h de quinta-feira (22)

As equipes da Guarda Costeira dos Estados Unidos identificaram sons de batida nesta madrugada de quarta-feira (21), durante as buscas pelo submarino Titan , que desapareceu na segunda-feira (19) durante uma expedição para visitar os destroços do Titanic.

O submersível desapareceu 1 hora e 45 minutos após a descida. A empresa OceanGate , que opera o submarino perdido, diz que está “explorando e mobilizando todas as opções” para trazer a tripulação de volta com segurança.

“A aeronave P-3 canadense detectou ruídos debaixo d’água, na área de busca. Como resultado, as operações de ROV (Veículo Operado Remotamente, na sigla em inglês) foram realocadas na tentativa de explorar a fonte dos ruídos”, disse o Primeiro Distrito da Guarda Costeira dos Estados Unidos, no Twitter.

A marinha militar acrescentou ainda que “os resultados foram negativos”, mas que as buscas continuam.

A Guarda Costeira afirmou que a prioridade é encontrar o submersível e, depois que determinar uma estratégia de resgate.

Oxigênio

Segundo a OceanGate, a cápsula tem até 96 horas de oxigênio. Ou seja, agora, resta cerca de menos de 24 horas para que o ar dentro do submarino acabe. A previsão é de que dure até às 6h de quinta-feira (22).

O presidente do Explorers Club, Richard Garriott se declarou esperançoso sobre o resgate do submarino Titan:

“Há motivos para esperança, com base em dados de campo – entendemos que prováveis sinais de vida foram detectados no local. Acreditamos que [a Guarda Costeira dos EUA] está fazendo todo o possível com todos os recursos que tem”, disse em uma publicação nas redes sociais.

Passageiros

Entre os passageiros que estão a bordo do Titan , encontra-se o empresário britânico Hamish Harding. Ele é dono da Action Aviation, que realiza compra e vende aeronaves. Ele já foi ao espaço em 2022. Foi a empresa que confirmou que o proprietário estava no submersível.

O ex-comandante da Marinha Francesa, Paul-Henry Nargeolet também está a bordo. Ele é considerado um dos maiores especialistas dos destroços do Titanic. A primeira vez no local foi em 1987, e depois voltou mais de 35 vezes.

O criador do submarino, o americano Stockton Rush, também está a bordo. O submersível pesa quase 10 toneladas, tem 6,5 metros de comprimento por 3 metros de largura.

Além deles, empresário Shahzada e o filho Sulaiman Dawood, do Paquistão, também estão no submarino, segundo comunicado da família nesta terça-feira (20). Os dois são empresários e, de acordo com os parentes, se planejaram para visitar os restos do Titanic.