Equipe do Prosai realiza plantio e doação de mudas em Praça de Maués

© Divulgação

Com o objetivo de melhorar a arborização de Maués e despertar o interesse ecológico dos moradores, a equipe do Trabalho Técnico Social (TTS) do Programa de Saneamento Integrado de Maués (ProsaiMaués) realizou, na terça-feira (18), o plantio e doação de mudas na praça Antonio Calisto, no bairro do Éden. A ação, comandada pela engenheira florestal, Paloma Dias, e a bióloga, Patrícia Soares, contou com a participação de crianças e jovens do local e teve o apoio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente de Maués (Sedema) e Secretaria Municipal de Abastecimento e Fomento a Produção (Sepror).

O grupo plantou ipê amarelo e ixora e doou mudas de mangas para os moradores da área. Para a ação foram utilizados adubos químico e orgânico. As mudas foram doadas pela Sepror. De acordo com a engenheira florestal, a arborização urbana é um quesito importante para proporcionar um ambiente físico saudável e está relacionada com a presença de espécies vegetais em espaços públicos como parques, ruas, avenidas, jardins e praças.

“A arborização atua sobre o conforto humano no ambiente por meio das características naturais das espécies, sendo desta maneira, um tema que vem se destacando nas discussões sobre os problemas das cidades, na busca de maior qualidade de vida para a população. E foi pensando nisso que nós decidimos convidar crianças e jovens porque eles aprendem rápido e ainda conscientizam os pais e os amigos”, comentou Paloma Dias.

A estudante, Evelyn Negreiros, 9, foi umas das primeiras crianças a plantar o ipê amarelo, ela disse que está ansiosa pelo crescimento da muda. “Brinco todos os dias aqui na praça com os meus amigos e já estou pensando quando essa árvore estiver grande vai ser muito legal porque vamos brincar na sombra, a praça vai ficar bem bonita”, disse.

Para a bióloga Patrícia Soares, a importância dessa conscientização e experiência de arborização às crianças proporcionará mudanças de hábito e aumento da sensibilização quanto à questão ambiental. “Tenho certeza de que essas crianças terão um carinho muito especial por essas mudas e cuidarão para que elas cresçam da melhor forma possível. Esse trabalho é importante porque causa uma responsabilidade ambiental nesses pequenos, que levarão isso pra casa e para a escola. È muito importante que eles entendam que desde cedo temos que preservar e cuidar do nosso meio ambiente”, pontuou Patrícia.