Início Política Empresa com quatro dias de abertura ganha disputa de licitação em Itacoatiara

Empresa com quatro dias de abertura ganha disputa de licitação em Itacoatiara

Comissão terá trinta dias para apresentar os resultados da investigação, informa o vereador Richardson do Mutirão, presidente da CPI ─ Foto: Divulgação

Em Itacoatiara (distante 265 km da capital), a Câmara Municipal criou uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) para apurar possíveis irregularidades no uso de recursos que somam R$ 7.391.488,80 destinados às Ações de Combate ao novo Coronavírus (Covid-19) no município. Estão fazendo parte dessa Comissão os vereadores Richardson do Mutirão (PL), presidente; João Bosco Rodrigues (PP), relator e Marcos Roberto Martins Rodrigues Araújo (PROS), membro.

Objetivando alicerçar seus trabalhos, a referida CPI solicitou de imediato informações à Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), Central de Abastecimento Farmacêutico (CAF) e Hospital Regional José Mendes (HRJM), tendo as mesmas passado pelo crivo dos parlamentares envolvidos na apuração dos fatos.

Em um primeiro momento, já foram constatadas algumas irregularidades pela referida Comissão, a começar pela abertura de uma empresa quatro dias antes do processo que teve dispensa licitatória. Outro ponto refere-se as duas Unidades Básicas de Saúde (UBS) da zona rural que encontram-se fechadas apesar de possuírem equipes de funcionários recebendo seus proventos, fato esse já constatado in loco por uma outra Comissão, inclusive.

Segundo o presidente da CPI, Richardson do Mutirão, em um mês será apresentado um relatório de conclusão dos trabalhos. “A Comissão vai continuar fazendo seu trabalho de forma idônea e imparcial. Vamos a fundo. Apresentaremos um relatório no prazo de 30 dias, o qual poderá ser prorrogado caso necessário. A população de Itacoatiara vai poder saber se, de fato, essa verba milionária foi aplicada corretamente no combate ao Covid-19, doença que nos deixa em sétimo lugar no Amazonas em número de casos e já ceifou 60 vidas de nossos munícipes, infelizmente”, finaliza.