Em Presidente Figueiredo, casal é preso suspeito pela morte de artista venezuelana

Julieta Hernandez voltava para seu país natal quando desapareceu no fim de dezembro.

Um corpo foi encontrado no início da noite desta sexta-feira (5) em uma área de mata de Presidente Figueiredo, no interior do Amazonas. Conforme a Secretaria de Segurança Pública do estado (SSP-AM), o cadáver estava nas proximidades de onde a polícia havia encontrado partes da bicicleta usada por Julieta Hernández, artista e cicloviajante da Venezuela, que desapareceu enquanto pedalava pelo estado, em dezembro de 2023.

O Departamento de Polícia Técnico-Científico (DPTC) trabalha na identificação do corpo para confirmar se trata-se da venezuelana.

Na noite de sexta, o delegado da 37º Delegacia de Polícia, Valdinei Silva, informou ao g1 a prisão de apenas um homem. Agora, a SSP-AM confirma que um casal foi preso pela Polícia Civil (PC-AM), suspeito de envolvimento no crime. Eles passaram por oitivas na delegacia local.

Na delegacia, os dois deram versões diferentes sobre o crime. Aos agentes, a mulher confessou que matou a venezuelana, após uma crise de ciúmes.

“Na madrugada do dia 23 de dezembro, por volta de 1h da manhã, o suspeito queria pegar o celular da vítima que estava com a sua mulher em uma rede, na varada da residência. Ele foi até ela com uma faca e exigiu o celular. O suspeito, então, a enforcou e a jogou no chão, e mandou a mulher amarrar os pés da venezuelana”, diz o inquérito policial.

Ainda segundo a mulher, o marido arrastou Julieta para a cozinha e começou a estuprá-la. Com ciúmes, a companheira tacou fogo na vítima. O homem, então, tentou apagar as chamas e chegou a procurar um hospital em busca de socorro. No entanto, enquanto isso, a esposa amarrou uma corda no corpo da vítima, que estava desacordada, arrastou-a para uma área de mata e a enterrou.

Já o homem contou uma versão diferente para a polícia. De acordo com ele, a venezuelana e ele usavam drogas, quando a companheira ficou com ciúmes, jogou álcool nos dois e ateou fogo.

Apesar do casal narrar o crime, a polícia ainda não confirmou se o cadáver encontrado é da artista.

O cadáver foi encontrado por cães de resgate do Corpo de Bombeiros. Os animais estão sendo preparados pela corporação desde a fase de filhotes e com este caso iniciaram a atuação operacional

“Fomos acionados pela Polícia Civil para auxiliar no trabalho de busca em Figueiredo. Ao chegarem no local, em uma área de mata, os cães conseguiram identificar o ponto exato onde havia sido enterrado o corpo”, destacou o comandante-geral do CBMAM, coronel Orleilson Muniz.

O corpo foi encaminhado para o Instituto Médico Legal (IML), em Manaus , ainda na noite de sexta.

Desaparecimento

Ao g1, a amiga da artista, Ana Melo, contou que ela estava no Brasil desde 2015 e fazia parte grupo de artistas e cicloviajantes “Pé Vermêi”. Enquanto pedalam pelo país, os membros do grupo costumam informar os demais sobre onde estão, antes de ficarem sem sinal de telefone e internet.

Entre os dias 22 e 23 de dezembro, Julieta disse que passava por Presidente Figueiredo, no interior do Amazonas, a caminho de seu país de origem e desapareceu.

Essa foi a última vez que Ana Melo e o grupo “Pé Vermêi” tiveram informações sobre Julieta. Desde então, eles vivem momentos de apreensão sem notícias dela.

“Antes dela ficar sem sinal, a gente já sabia que seria um trajeto desafiador. Julieta é bem experiente, já tem anos que ela pedala pelo Brasil e agora está voltando para Venezuela. O que a gente achou estranho foi o fato dela não ter avisado que ficaria sem sinal. Simplesmente as mensagens pararam de chegar e a gente não conseguia mais localizá-la”, contou Ana Melo.