
Com o objetivo de conscientizar as crianças de Manaus sobre a importância da preservação do meio ambiente, a peça infantil “O Sumiço da Yara” acontece entre os dias 21 e 24 de agosto na E.M. “Abilio Alencar”, com sessões às 09h00 e às 13h00. O espetáculo gratuito une personagens do folclore brasileiro e assuntos sobre como cuidar da natureza, e contempla outras onze escolas do município.
Na peça, os amigos Saci e Curupira são admiradores da sereia Yara, que encanta a floresta amazônica com sua bela voz. Certo dia, eles notam que Yara não está mais cantando e ficam preocupados. Enquanto a procuravam, recebem a visita do espírito da floresta, a índia Apoena, que na linguagem indígena significa “aquela que enxerga longe”. Apoena informa que a floresta corre muito perigo, pois um espírito destruidor está chegando para acabar com a natureza com fogo e poluição, e os animais, sem o verde da floresta e água, podem ser extintos.
A partir dessa informação, o Saci e o Curupira iniciam uma missão para resgatar a Yara e combater o espírito destruidor que pode ter causado o sumiço da sereia e ainda quer acabar com a floresta amazônica.
Segundo dados da MapBiomas, entre 2016 e 2021, a devastação de Terras Indígenas aumentou 41 vezes. Projetos como “O Sumiço da Yara” enfatizam a importância da discussão desse tema desde a infância.
O folclore brasileiro é um conjunto de mitos, lendas, brincadeiras, danças, festas, comidas típicas, que tem como principal origem a cultura indígena e possui alguns aspectos das culturas portuguesa e africana. A Yara, o Saci e o Curupira são alguns dos personagens mais conhecidos das lendas folclóricas.
No dia 22 de agosto é celebrado o Dia do Folclore no Brasil. A data tem o intuito de alertar sobre a importância das manifestações folclóricas para a nossa cultura, já que o folclore é um dos elementos que ajudou a criar uma identidade do povo brasileiro.
Lei de Incentivo à Cultura, o projeto “O Sumiço da Yara” tem a produção da Walkmar Produções, apoio da Vida Flat e SSP Produções e com patrocínio da Novartis e realizado pelo Ministério da Cultura, Governo Federal União e Reconstrução.
“A responsabilidade social corporativa é um dos pilares da estratégia global e local da Novartis, acreditamos em parcerias sustentáveis e apoiamos iniciativas que vão de encontro com nossa missão de reimaginar a medicina e transformar a vida das pessoas”, comenta Renato Carvalho, CEO da Novartis Brasil.
Serviço:
O Sumiço da Yara
LOCAL: E.M. Abílio Alencar
HORÁRIOS: 21 de agosto – 09h00 e 13h00
22 de agosto – 09h00 e 13h00
23 de agosto – 09h00 e 13h00
24 de agosto – 09h00
Escolas contempladas pelo projeto:E.M. Abilio Alencar, E.M. “Carlos Santos”, E.M. “Ouvidor Sampaio”, E.M. “Lago”, E.M. “Silva”, E.M. “Maria Leide”, E.M. “Ambientalista Chico Mendes”, E.M “Carlos Antônio”, E.M. “São Judas”, E.M. “Luis Freire”, E.M. “Ester”, E.M “Padre Calleri”


