Em caso raro, bebê nasce com quatro rins no DF; entenda

Rins supranumerários – condição de Isis Alves – tem cerca de 100 ocorrências no mundo; criança precisou retirar um dos órgãos.

Uma bebê de 1 ano precisou passar por cirurgia após ter nascido com quatro rins em Sobradinho, no Distrito Federal. Moradora de Formosa, no Entorno do DF, a mãe de Isis Alves, Thalia Silva, recebeu a notícia de que a criança tinha uma anomalia nos rins quando ainda estava grávida de 24 semanas. A condição da bebê, que nasceu prematura, é um caso raro, com cerca de 100 ocorrências no mundo.

Com a notícia, Thalia foi encaminhada ao Hospital Materno Infantil de Brasília, onde precisou passar por exames para detectar a anomalia conhecida como rins supranumerários. Após o nascimento, a barriga de Isis não parava de crescer e um procedimento precisou ser feito.

Segundo o pediatra Helio Buson, responsável pela cirurgia, a condição estava comprimindo os demais órgãos da bebê. “O intestino dela estava completamente comprimido, o diafragma comprido, os pulmões comprimidos por essa grande massa e nós tínhamos que resolver esse problema. Isso foi resolvido através de uma drenagem, colou-se um tubo através da pele e esse tubo foi lá e drenou o rim”, disse o médico.

Isis tinha quatro rins, sendo dois do lado esquerdo e dois do direito, e os rins de baixo estavam grudados no formato de uma ferradura. Com os exames, os médicos concluíram que o rim superior direito não funcionava, o que estaria causando o problema, e precisou ser retirado.

Apesar de ter três rins, a bebê poderá levar uma vida normal, mas precisará passar por acompanhamento médico. “Pode acontecer algum problema no futuro? Pode, mas pode não acontecer absolutamente nada”, disse Buson.