Em Beruri, deslizamento de terra leva pânico e morte à comunidade do Arumã

O reforço das equipes de busca, resgate e assistência social chegaram na tarde deste domingo.

Pelo menos uma pessoa morreu, 10 ficaram feridas e quatro são consideradas desaparecidas depois que um deslizamento de terra atingiu a comunidade do Arumã, em Beruri, no interior do Amazonas, no início da noite de sábado (30).

De acordo com o Corpo de Bombeiros, mergulhadores e especialistas habilitados para resgate em áreas colapsadas foram enviados para o local.

De acordo com dados do órgão, o desastre natural, conhecido na região como Terras Caídas, atingiu mais de 40 residências e afetou cerca de 200 pessoas.

Segundo a Polícia Militar que atua no levantemento de dados junto com a Defesa Civil Municipal, escola, igrejas, posto médico e um espaço para eventos foram também foram destruídos.

“Praticamente, a vila toda foi varrida do mapa”, disse um sargento da Polícia Militar ao g1.
Segundo o Tenente Carreira, os moradores fugiram para dentro da floresta ao perceberem o desbarrancamento.

“Tiveram moradores que foram resgatados depois de um percurso de uma hora dentro da mata. Eles disseram que quando começou desbarrancar alguns chegaram a chamar até de terremoto e a cada estrondo que ouviam corriam ainda mais mata a dentro”, disse o tenente.
Ainda segundo a PM, a vítima encontrada morta seria um menino de 7 anos, o corpo dele foi resgatado no rio. Uma irmã dele, de 17 anos, está entre os desaparecidos.

Entre as pessoas que estão desaparecidas, três estariam soterradas e uma pessoa no rio, conforme os Bombeiros. Já os feridos, a maioria apresentou quadro de crise hipertensiva e uma pessoa está com suspeita de fratura

O governo estadual informou que policiais militares e agentes da Defesa Civil estadual, que atuam em Beruri, foram encaminhados ainda na noite de sábado até o local para iniciar os atendimentos aos moradores afetados.

O governo informou, ainda, que por questões logísticas que impedem o pouso de aeronaves à noite no município, que fica a 173 quilômetros de Manaus, o reforço das equipes de busca, resgate e assistência social chegaram na tarde deste domingo.

Força tarefa

Na manhã deste domingo (1º), cerca de 30 profissionais de diversos órgãos do Estado seguiram para a localidade, saindo de Manacapuru e Manaus, respectivamente.

Além da Defesa Civil e do Corpo de Bombeiros, a força-tarefa é composta por profissionais das Secretarias de Estado de Assistência Social (Seas), Justiça, Direitos Humanos e Cidadania (Sejusc), de Saúde (SES), Meio Ambiente (Sema), Fundação de Vigilância em Saúde (FVS) e Instituto Médico Legal (IML).

O subtenente Emerson Silva, responsável pela 2ª Companhia do Corpo de Bombeiros de Manacapuru, explicou que a equipe montou uma base na Comunidade São Lázaro, que fica ao lado do local atingido, para coordenar os atendimentos.

“As pessoas, na hora do desastre natural, se abrigaram na mata e, pela parte da manhã de hoje, já foram resgatadas, com ferimentos leves, que estão sendo atendidas na comunidade São Lázaro, onde foi montada toda uma logística para atender as vítimas”, afirmou.

Apoio humanitário

A Secretária de Meio Ambiente também está dando apoio humanitário à comunidade Arumã, localizada na Reserva de Desenvolvimento Sustentável (RDS) Piagaçu Purus.

O órgão vai entregar 150 cestas básicas, 150 kits de higiene pessoal, 100 garrafões de água de 20 litros e 180 frangos aos moradores, adquiridos com apoio do Programa Áreas Protegidas da Amazônia (Arpa), do Ministério do Meio Ambiente e Mudança Climática.

Solidariedade

Em nota, o governador Wilson Lima e a Prefeitura de Beruri lamentaram o ocorrido na comunidade do Arumã. Veja as declarações abaixo.

“Quero prestar minha solidariedade aos familiares das vítimas do desbarrancamento. Determinei total apoio nas buscas pelos desaparecidos e assistência aos moradores afetados pelo ocorrido. Nossas equipes estaduais estão em campo para fazer o que for preciso e dar todo o suporte necessário aos moradores da comunidade”, disse Wilson Lima.

“Vamos trabalhar incansavelmente para garantir que todas as vítimas recebam as devidas assistências, bem como identificar as causas dessa tragédia e tomar as medidas necessárias para evitar que algo semelhante ocorra no futuro”, publicou a Prefeitura de Beruri nas redes socais.