Ecobarreiras de Manaus combatem lixo nos igarapés e protegem o Rio Negro

MANAUS — Na manhã desta sexta-feira (17), o prefeito David Almeida acompanhou a coleta de lixo na ecobarreira do igarapé do Mindu, no Centro-Sul da cidade. As ecobarreiras, implementadas pela gestão municipal, são peças chave na luta contra a poluição dos igarapés e na proteção do Rio Negro.

“Estamos no fim da chuva e esse é o problema que enfrentamos. O lixo desce e a gente segura nessa primeira ecobarreira. Teremos uma segunda na frente e a terceira na foz do Mindu, porque é muito lixo e só uma não segura. Nosso trabalho é evitar que esse lixo chegue ao Rio Negro”, explicou o prefeito.

A primeira ecobarreira foi instalada no Coroado, na zona Leste. O plano da prefeitura é ter o sistema em todos os igarapés da cidade. “Estamos no Coroado, nos igarapés dos Franceses e do Mindu, e logo entraremos nos igarapés do Quarenta, Passarinho, Franco e Cachoeirinha. Vamos trabalhar para solucionar esse problema em Manaus”, garantiu David Almeida.

Após a chuva, equipes da Semulsp limparam a barreira. O secretário Sabá Reis ressaltou a importância do serviço, principalmente para conter objetos grandes no Rio Negro. “Essa é a importância da eficiência desse equipamento. Desde o início da gestão do David, retiramos cerca de 70 toneladas de lixo do Rio Negro por mês. Com essa rede de proteção pronta, esse lixo vai diminuir muito”, concluiu o secretário.