
SÃO PAULO – Um novo medicamento chamado ecnoglutida, da mesma família da semaglutida (Ozempic) e da tizerpatida (Mounjaro), mostrou potencial para reduzir até 20 % do peso corporal em adultos com obesidade, de acordo com um estudo publicado no The Lancet Diabetes & Endocrinology.
Resultados do estudo clínico
O ensaio clínico “Slimmer”, conduzido pela farmacêutica chinesa Hangzhou Sciwind Biosciences, avaliou a ecnoglutida em 664 voluntários com obesidade ou sobrepeso e com comorbidades associadas, como pré-diabetes, hipertensão e esteatose hepática.
- Na dose de 2,4 mg, 20,7 % dos participantes perderam ≥ 20 % do peso em 40 semanas.
- 79,6 % perderam ≥ 10 % e 63,5 % perderam ≥ 15 %.
- Comparado ao grupo placebo, os resultados foram cerca de 7 vezes maiores.
Como foi o estudo
Os participantes receberam doses de 1,2 mg, 1,8 mg ou 2,4 mg da substância por via subcutânea, além de orientações para mudanças no estilo de vida. O estudo acompanhou os voluntários por quase um ano.
Efeitos e segurança
A ecnoglutida também apresentou benefícios no controle da gordura no fígado (esteatose hepática) e perfil de segurança semelhante ao de outras medicações da mesma classe, com efeitos adversos leves a moderados, principalmente gastrointestinais. Apenas 10 participantes interromperam o uso por esses efeitos.
Próximos passos
Embora os resultados sejam promissores, a ecnoglutida ainda não está aprovada por órgãos regulatórios. O próximo passo será a submissão para aprovação formal antes de estar disponível para prescrição.


