Drogas com destino a Parintins são apreendidas na capital

Erenilton da Silva Cardenes Thiago da Silva Santos e Vanderson Benchimol da Silva foram presos durante operação da Polícia Civil, nesta segunda-feira. | Foto: Raquel Miranda

A Polícia Civil (PC) apreendeu 50 quilos de maconha do tipo skunk, durante revista em duas embarcações, na orla de Manaus, no bairro Centro, zona sul da capital, na manhã desta segunda-feira (24). Os entorpecentes apreendidos seriam distribuídos, em Parintins , durante a realização do 54° festival folclórico do município (a 369 quilômetros a leste de Manaus).

De acordo com o delegado Paulo Mavignier, do Departamento de Investigação sobre Narcóticos (Denarc), os trabalhos fazem parte da operação ‘Parintins 2019’ e contaram com o cachorro da Receita Federal Odin. Durante as abordagens policiais a uma das embarcações, as equipes prenderam três tripulantes, em flagrante, identificamos como Erenilton da Silva Cardenes, 31; Thiago da Silva Santos, 19 e Vanderson Benchimol da Silva, de 23 anos. Os policiais encontraram 11 tabletes de maconha do tipo skunk, escondidos no armário da tripulação.

Segundo o delegado, ao longo da investigação na orla, em abordagem a outra embarcação, as equipes encontraram 39 quilos do mesmo tipo de entorpecente, em duas bolsas. “O barco desse material ilícito, de origem colombiana, vinha do município de Japurá (da 744 quilômetros a noroeste de Manaus). Essa foi a primeira operação com resultado positivo à repressão da droga enviada ao festival”, disse Mavignier. O dono dessa quantidade de drogas ainda não foi encontrado.

De acordo com Mavignier, há uma demanda por drogas, em Parintins, na época do ano em que se comemora o festival dos bumbás. “A gente sabe que há um público que vai consumir essa droga na cidade, então todos eles estão se mobilizando para tentar escoar esses entorpecentes, que estão chegando, lá para o município. Mas, o sistema de segurança pública estadual está atento, atuando na repressão aos barcos de recreio”, afirmou o delegado.

Erenilton, Thiago e Vanderson foram autuados, em flagrante, por tráfico de drogas e associação par ao tráfico, sendo enviados à audiência de custódia, no Fórum Henoch Reis, na zona sul da cidade.