Donald Trump, de 78 anos, assume a presidência dos Estados Unidos nesta segunda-feira, 20 de janeiro.
O republicano, que já tinha presidido o país entre 20 de janeiro de 2017 e 20 de janeiro de 2021, venceu a democrata Kamala Harris nas eleições realizadas em novembro do ano passado assume volta ao comando dos Estados Unidos após 4 anos da presidência de Joe Biden.
A Casa Branca confirmou a presença de Biden na cerimônia que acontece no Capitólio, em Washington, D.C, a capital norte-americana.
Diversas celebridades e aliados de Trump também confirmaram participação no envento, como o presidente Javier Milei, da Argentina, e os os executivos Elon Musk, Jeff Bezos e Mark Zuckerberg.
Já Viktor Orbán, da Hungria, e Xi Jinping, presidente chinês, recusaram o convite. O presidente da Rússia, Vladimir Putin, e Kim Jong Un, líder da Coreia do Norte, não foram convidados.
O ex-presidente brasileiro, Jair Bolsonaro, que está com o passaporte retido porque é alvo de investigação, por suposta tentativa de golpe de Estado, pediu à Justiça autorização para viajar e comparecer à posse de Trump, alegando ter sido convidado.
Questionada, a Procuradoria-Geral da República se manifestou contra a autorização e Bolsonaro teve o pedido oficialmente negado pelo STF.