Dois filmes ganham estreia no Cine Casarão nesta semana

© Divulgação

A produção sueca “Bergman 100 Anos” e a franco-americana “Uma Escala em Paris” são dois grandes filmes que chegam a sala de cinema do Casarão de Ideias nesta semana.  O Cine Casarão têm sessões de quinta a domingo com exibições às 16h, 18h, 20h e aos domingos 17h e 19h.

O Bergman – 100 anos traz relatos de atores, críticos de cinema e historiadores, sobre as obras e o retrato do sueco que dirigiu cerca de 60 filmes entre 1946 e 2003, com narrativa de Magnusson.

“Bergman 100 anos” é um documentário resgata a obra monumental do cineasta, autor de filmes como O Sétimo Selo, Morangos Silvestres, Persona, Gritos e Sussurros, Luz de Inverno, O Ovo da Serpente e Fanny e Alexander. O foco é o ano de 1957, quando Bergman lança dois filmes, filma mais dois, dirige um telefilme e quatro peças de teatro. Conversando com atores, colaboradores, críticos e historiadores, o filme traça o retrato de um homem obsessivo, instável, difícil de lidar, mas ao mesmo tempo um dos maiores artistas da história da Suécia, e também o único diretor a receber a “Palma das Palmas” no festival de Cannes.

Já a outra estreia na sala de cinema do Cine Casarão é o filme francês “Uma Escala em Paris”. A comédia romântica conta a história de Gina (Lindsay Burdge), uma comissária de bordo americana, que depois de uma temporada sozinha e deprimida pelo suicídio de seu namorado, acaba conhecendo e se apaixonando por Jérôme (Damien Bonnard), um garçom parisiense. E, quando finalmente decide ficar na França para viver este amor, surge Clémence (Esther Garrel), um antigo amor de Jérôme que transformará a vida de Gina em uma rede de desilusões e loucura.