A Prefeitura de Manaus, por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semmas), encerrou na manhã deste sábado, 26/1, a programação da semana de atividades socioambientais comemorativas ao Dia Mundial da Educação Ambiental. Por determinação do prefeito Arthur Virgílio Neto, a data deverá ser considerada sempre um marco para as comunidades em que for comemorada, com uma semana de atividades socioambientais, com apoio do município. Este ano, a comunidade contemplada foi a do bairro Crespo, zona Sul de Manaus.
Ao longo da semana, foram realizadas diversas ações socioambientais nas proximidades do Igarapé do 40, que corta o bairro. “A ideia foi a de envolver a comunidade que sofre muito com a questão do descarte irregular de lixo, o vandalismo e a falta de sensibilização ambiental e colaborar com a criação de uma agenda nas comunidades em que foram feitas as sensibilizações, fazendo assim com que todas possam comemorar a data”, explica o secretário da Semmas, Antonio Nelson de Oliveira Júnior.
A ação contou com a parceria da Secretaria Municipal de Limpeza Urbana (Semulsp) e o Projeto Luz e Vida: Missão Amazônia, que coordena um trabalho social junto aos moradores do Crespo. Foram feitas ações de limpeza e remoção de resíduos do leito do igarapé, capinação, formação de brigada de combate ao caramujo africano, minicurso de jardinagem, plantio e apresentação dos Garis da Alegria. Foi realizada também a instalação de placas de Área de Preservação Permanente (APP) nas margens do igarapé com a finalidade de reforçar a proteção do curso d’água e coibir o descarte de resíduos e as ocupações irregulares.
Na manhã deste sábado, foram realizadas atividades de sensibilização, com palestras e jogos ambientais, além do plantio de 20 árvores e 500 mudas de espécies ornamentais. A subsecretária municipal de Meio Ambiente e Sustentabilidade, Aldenira Queiroz, explicou que o trabalho da Educação Ambiental visa buscar a melhoria da qualidade de vida das pessoas. “É com muito carinho que estamos aqui, plantando nossa semente da Educação Ambiental e na esperança de que ela possa germinar e gerar bons frutos”, afirmou, referindo-se ao compromisso assumindo pela comunidade de dar continuidade às ações de preservação ambiental na área.
A pastora Renilda Santos, coordenadora do Projeto Luz e Vida: Missão Amazônia, agradeceu à presença da Prefeitura de Manaus no bairro. “Ficamos muito felizes com todas as intervenções realizadas pela administração municipal em nosso meio ambiente. São lições que levaremos para sempre e buscaremos replicar com todos os moradores”, disse.
O Dia Mundial da Educação Ambiental foi instituído em 1975, durante Seminário Internacional sobre Educação Ambiental em Belgrado, definindo os princípios da Educação Ambiental no âmbito das Nações Unidas. “A educação ambiental tem importância fundamental no contexto da gestão ambiental da Prefeitura de Manaus. Em 2018, cumprindo uma orientação do prefeito Arthur Virgílio Neto, fortalecemos o caráter da transversalidade da Educação Ambiental inserindo-a em todas as atividades da secretaria, sobretudo nas ações voltadas às comunidades”, afirmou o secretário Antonio Nelson.
Em 2018, as atividades da Divisão de Educação Ambiental (Diea) atingiram um universo de 34.756 pessoas em mais de 500 atividades, realizadas pela Semmas e por terceiros, de janeiro a dezembro. São palestras, exposições, oficinas, campanhas de mobilização, plantio e distribuição de mudas, manejo fitossanitário da arborização urbana, reuniões para diagnósticos socioambientais, instalação de placas de identificação de áreas verdes e de preservação permanente.