Dia do Trabalhador Rural: Reconhecimento, capacitação e desenvolvimento

As capacitações são voltadas na piscicultura, agricultura, pecuária, pesca e entre outras atividades.

AMAZONAS — No dia do Trabalhador Rural, celebrado neste sábado (25/05), o Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Estado de Produção Rural (Sepror), destaca as ações voltadas ao fortalecimento do setor primário no estado, através dos cursos de capacitações para os produtores rurais.

“Profissionalizamos os produtores rurais para o desenvolvimento da produção agropecuária sustentável, ofertando acesso às novas tecnologias voltadas ao campo e positivamente tudo já reflete na produtividade e produção dos nossos trabalhadores rurais amazonenses”, ressaltou o secretário da Sepror, Daniel Borges.

Um dos beneficiados é o produtor rural Daniel Moreira, morador do ramal Boa Sorte, quilômetro 125, no município de Rio Preto da Eva (a 57 quilômetros de Manaus). Ele que produz pitaya, mamão, mastruz, maracujá, galinha de postura e tambaqui, recebe todo o acompanhamento dos técnicos da Sepror, desde início do plantio, até a comercialização.

“As famílias aqui que moram nesse ramal estão motivadas a produzir, graças ao apoio da Sepror. Obrigado, governador, por todo esse trabalho que tem feito. Hoje nós produtores, conseguimos ter nosso dinheiro tranquilidade”, destacou Daniel.

Em parceria com a Prefeitura de Rio Preto da Eva, a Sepror profissionalizo, neste mês de maio, mais de 150 produtores rurais da região, nos cursos de boas práticas na produção de hortaliças, e na produção de biofertilizantes, que serve de adubo orgânico na produção.

Foram atendidas as comunidades: Baixo Rio; Francisca Mendes; Casa Branca; Boa Sorte; Paraíba; São Benedito; Belém; e a ZF-8. Na ocasião, a prefeitura local destinou 100 tambores para produção dos biofertilizantes.

Coordenado pelo Departamento Pedagógico (Depe) da Sepror, os cursos são oferecidos para todos os produtores rurais do estado, totalmente gratuito.

De acordo com o engenheiro da Sepror, José Portugal, a Secretaria iniciou um projeto-piloto no ramal Boa Sorte para produção de hortaliças caseira, e atualmente, eles já estão na fase de comercializar seus produtos em Rio Preto da Eva, e também, em Manaus.

“Hoje, eles são referência na agricultura. A comunidade aqui é unida, compartilham conhecimento. Os produtores rurais daqui possuem uma área bem diversificada, investem na agricultura, piscicultura e até na pecuária. Foi um investimento que deu certo”, ressalta Portugal.

Entre os cursos oferecidos pela Sepror estão: boas práticas na produção de hortaliças; caseiro rural; introdução na piscicultura; associativismo e cooperativismo; boas práticas na produção de melancia; introdução na pesca esportiva; produção de biofertilizantes; entre outros.