Dia da Liberdade de Impostos atrai milhares de pessoas ao Amazonas Shopping

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O Dia da Liberdade de Impostos (DLI), realizado nesta quinta-feira (24), atraiu milhares de pessoas ao Amazonas Shopping, onde mais de 50% das lojas aderiram à iniciativa. O presidente da Associação de Lojistas do Amazonas Shopping (Alasc), André Gesta, considerou o movimento extraordinário. A expectativa, disse ele, é superar os resultados alcançados no ano passado.

No Amazonas Shopping, o DLI é realizado em parceria com a Câmara de Dirigentes Lojistas Jovem (CDL Jovem). O shopping está funcionando com horário especial no DLI, de 10h às 23h. Além disso, os clientes que fizerem o pagamento do estacionamento pelo aplicativo do Amazonas Shopping, com cartão de crédito, estão tendo desconto especial. As três primeiras horas de uso do estacionamento custa apenas R$ 6. Após esse período é cobrado tarifa adicional de R$ 2 a hora.

Os lojistas do centro de compras que aderiram ao DLI deduziram os impostos do valor dos produtos, vendendo-os pelo preço real. A ação é uma forma de protesto contra o alto peso da carga tributária no país. Cada loja disponibiliza pelo menos cinco produtos sem impostos.

Dentre as lojas que aderiram à iniciativa estão: A Tapiocaria, ADJI, Aleatory, Alemã, Amazon Print, Ancolie, Avatin, Baggagio, Calvin Klein, Camarão e Cia, Centauro, Chifon, Clube Melissa, Concorde, Crocs, CS Club, Damyller, Drugstore, FGV, Fiorentina, Granada Beach, Havaianas, Hering Kids, Hering Store, Hope, Imaginarium, Jogê, Lápis de Cor, Levi’s, Lupo, Morana, Mr. Cat, Objeto de Papel, Pão&Cia, Pizza Hut, Quem disse, Berenice?, Risoto Mix, Sketch, Sonho dos Pés, Via Uno, World Tennis e Yoga. Mais lojas devem aderir ao DLI até a data da campanha.

Este ano, o DLI é realizado simultaneamente na capital de 16 estados brasileiros – Amazonas, Amapá, Bahia, Ceará, Espírito Santo, Goiás, Mato Grosso, Minas Gerais, Pernambuco, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte, Rio Grande do Sul, São Paulo, Paraíba, Roraima e Santa Catarina, além do Distrito Federal.

Segundo o superintendente do Amazonas Shopping, Rodrigo Vabo, esta ação é muito importante, para que a população se conscientize sobre a quantidade de imposto que é pago por cada produto.

O coordenador da CDL Jovem Manaus, Luiz Eduardo Leal, acredita que com a abrangência do evento, a campanha atinge maior número de pessoas, fazendo com que elas entendam que os impostos pagos ao governo não estão sendo reinvestidos nos serviços básicos, como segurança, educação e saúde. “Quanto mais pessoas entenderem que estamos trabalhando mais de 6 meses somente para pagar impostos, mais argumentos teremos para cobrar uma melhor qualidade dos serviços em todas as esferas públicas”, afirmou.

Em 2018, o manauense deve ultrapassar 6 meses de trabalho somente para pagar impostos. Enquanto que em 2017 esse número foi de 153 dias, o que equivale a um pouco mais de 5 meses. Conforme o Instituto Brasileiro de Planejamento e Tributação (IBPT), a população do país trabalha em média 150 dias por ano somente para o pagamento de tributos sobre serviços e produtos.