O Dia Nacional da Construção Social (DNCS 2018) realizou 4.628 atendimentos gratuitos em Manaus, neste sábado (18). O evento foi promovido, simultaneamente, pela Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC), em outras 25 cidades brasileiras.
No total, 2.314 pessoas foram atendidas, das 9h às 14h. No período, foram oferecidos mais de 30 serviços gratuitos, entre eles, dermatologia, limpeza de pele, corte de cabelo, brinquedos infláveis e cadastro para estágio.
Os atendimentos foram direcionados aos trabalhadores da construção civil e seus familiares. A dona de casa Mirlane Pontes Pereira, 42, soube do DNCS pelo marido, Olival Daniel Pereira, que é bitoneiro na construtora Colmeia. Ela aproveitou o dia para levar a neta Hadassah Emanuely, 2, e o filho Mateus, 15.
“A gente aproveitou a oportunidade, que nem todo tempo tem. Já levei ela (neta) no pula-pula. Que venha ter outras vezes para as famílias aproveitarem, que é muito bom um dia de lazer assim”, disse.
Quem também gostou do evento foi o ferreiro armador Vagner dos Santos Ribeiro Araújo, 39, da empresa Tecon. Ele ganhou, em sorteio, o prêmio mais esperado, uma bicicleta. “Acreditei que ia ganhar. Eu tô desde cedo esperando esse prêmio. Eu vou passear no meu bairro (com a bicicleta)”, destacou.
Em Manaus, o DNCS foi realizado no Clube do Trabalhador (Sesi) sob a coordenação do Sindicato da Indústria da Construção Civil do Amazonas (Sinduscon-AM) e do SECONCI Manaus. “É um momento importante para as empresas estarem perto dos trabalhadores. Você promover esse trabalho social para a equipe de trabalho, eu acho que isso é fundamental”, ressaltou Frank Souza, presidente do Sinduscon-AM.
Esta edição contou com o apoio de 26 instituições parceiras, entre elas, a Federação das Indústrias do Estado do Amazonas (Fieam) e o Sesi Departamento Regional do Amazonas. No total, 233 voluntários ajudaram nos atendimentos.
Seguindo o tema deste ano, “O Futuro dos Nossos Filhos”, as atividades na capital tiveram como foco principal as crianças. Por isso, os espaços contaram com diversas atividades voltadas aos pequenos, entre elas, área com legos, brinquedos infláveis, oficina de pintura e robótica.
Durante o evento, foram distribuídos 2.342 lanches para as crianças, entre churros, picolé, algodão doce e pipoca.
Neste ano, o DNCS Manaus contou com o apoio de empresas como RD Engenharia, Engeco, MRV, Patrimônio, Direcional, Polimix, Tai Engenharia, Le Man Engenharia, entre outras construtoras.