Dia da Amazônia é comemorado com ações ambientais no Tarumã

Coleta de resíduos sólidos e plantio de mudas serão realizados a fim de auxiliar na recuperação do igarapé do Gigante e áreas próximas

O dia 5 de setembro, além de celebrar a elevação do Amazonas à Categoria de Província, também reverencia um bioma fundamental para o equilíbrio climático do planeta: a Amazônia. Para celebrar a data, a Associação Parque Mosaico, Mixcon Incorporadora, DPC Empreendimentos, Instituto Soka e demais parceiros promoverão ações educativas e de preservação para despertar a consciência ambiental em moradores das comunidades às margens do Igarapé do Gigante, na Zona Oeste da Manaus, neste sábado, dia 4.

O crescimento de Manaus fez a malha urbana da metrópole ‘engolir’ centenas de igarapés que cortavam a região. A maioria foi canalizada sob ruas e avenidas. Os poucos igarapés ainda visíveis recebem toneladas de lixo e esgoto, antes de desaguar no rio Negro. Despoluir esses cursos d’água é tarefa extremamente complexa, esbarrando em empecilhos econômicos, sociais e ambientais.

O igarapé do Gigante, que cruza a Zona Oeste da capital, é um dos remanescentes do processo de ocupação territorial. No Parque Mosaico, primeiro bairro planejado de Manaus que é fruto da parceria da Mixcon Incorporadora e DPC Empreendimentos Imobiliários, muitas nascentes localizadas no parque ecológico com 730 mil metros quadrados de área verde foram preservadas para proporcionar qualidade de vida para os moradores e visitantes. Mas em grande parte do igarapé fora do parque, a poluição afetou o curso d’água.

Programação

Para auxiliar na recuperação, o grupo Remada Ambiental em parceria com a Fundação Amazonas Sustentável (FAS), realizará coleta de resíduos sólidos e educação ambiental, no dia 4 de setembro, no período de 8h às 11h. A saída acontecerá na Marina do Davi, Zona Oeste de Manaus. Os remadores percorrerão parte da orla do igarapé do Gigante, que possui 7,5 km de extensão e corta os bairros Ponta Negra, Tarumã, Lírio do Vale, Parque Mosaico, Planalto e Redenção.

A programação do dia 4 de setembro inclui também uma ação de arborização com açaizeiros na Praça das Flores, situada no conjunto Jardim Versalles. O plantio é coordenado pelo Instituto Soka, em parceria com a DPC Empreendimentos Imobiliários, e acontece no período de 10h às 11h.

A praça tornou-se um símbolo positivo em decorrência do esforço coletivo. O local em que antes existia um grande depósito de lixo e era um ponto de encontro de usuários de drogas se transformou em um espaço recreativo arborizado a partir de uma campanha coordenada por líderes comunitários do bairro Planalto. Os moradores foram sensibilizados a deixar de jogar lixo na área, coletar os detritos existentes na época e trabalhar em conjunto para executar as melhorias.

A Associação Parque Mosaico, juntamente com a Mixcon Incorporadora, DPC Empreendimentos e o Instituto Soka, ainda no sábado (4), de 15h às 17h, irá plantar mudas nativas de espécies amazônicas no terreno onde futuramente será construída a sede da associação. O bairro Parque Mosaico possui 2,5 milhões m² , foi projetado com o conceito de urbanismo moderno afim de proporcionar qualidade de vida aos cerca de 100 mil moradores e usuários futuros.

Os eventos têm como parceiros a Águas de Manaus, Associação Parque Mosaico, Comitê da Bacia Hidrográfica do Tarumã Açu, Fundação Amazônia Sustentável (FAS), Fundação Rede Amazônica (FRAM), Grupo TransformAÇÃO, Instituto Soka Amazônia, ORÉ Inovação em Impacto Social, Projeto Remada Ambiental, Mixcon Incorporadora e DPC Empreendimentos Imobiliários.