Detran-AM: inovações no processo de emissão de CNH serve de modelo para Detran da Bahia

(Foto: Divulgação / Detran-AM)

As inovações implantadas pelo Detran Amazonas no processo de emissão da Carteira Nacional de Habilitação (CNH) chamaram a atenção do Departamento Estadual de Trânsito da Bahia (Detran-BA) que, nesta quarta-feira (20/10), enviou a Manaus um representante da área técnica para entender como os novos processos foram implantados no Estado.

O Amazonas é pioneiro no país com o sistema de telemetria nos veículos utilizados para os exames práticos de direção. Esse sistema é composto de câmeras e sensores que registram todas as ações do aluno durante a prova prática dentro do carro. Ele foi implantado no ano passado em todos os carros dos Centros de Formação de Condutores (CFCs) sem ônus.

Além disso, o Estado também utiliza o sistema de provas teóricas de legislação de forma digital há mais de 15 anos.

“Nós, do Detran da Bahia, vimos nos eventos da Associação Nacional dos Detrans que o Amazonas estava avançado no sistema de monitoramento das provas de legislação quanto as provas práticas. E nós estamos querendo implantar no nosso Estado esse monitoramento de prova, que dá uma segurança maior e uma lisura maior ao processo de CNH”, afirmou Max Adolfo Passos Mendes, diretor de habilitação do Detran-BA.

A visita do representante do Detran-BA ao Detran Amazonas foi acompanhada pelo diretor técnico, Amurinê Tomaz, que levou os colegas do órgão de trânsito do estado nordestino para conhecer todo o processo de habilitação, da emissão de taxa, passando pela sala de provas digitais, até a área de exames práticos de direção tanto de motos quanto de carros.

“É muito gratificante para nós, do Detran Amazonas, receber a visita de Detrans de outros estados. Antes, éramos nós que viajávamos para outros estados para trazermos tecnologia para o Amazonas, hoje isso acontece ao contrário devido a grande evolução que tivemos na parte tecnológica e de gestão”, comemorou Amurinê Tomaz.