Derfv prende falsário com dezenas de documentos adulterados

O falsário usava documentos roubados ou furtados de terceiros, repassados por outros criminosos. ─ Fotos: Cleuton Silva/SSP-AM

A Polícia Civil do Amazonas, por meio da Delegacia Especializada em Roubos e Furtos de Veículos (Derfv), prendeu Peter Kalil Andrade Costa, 34, pelos crimes de falsificação de documento público, receptação e falsidade ideológica. Com ele, a polícia apreendeu dezenas de documentos falsificados, além de um maquinário para adulteração de documentos.

Peter foi preso na tarde de terça-feira (17/12), na residência dele, na avenida Hilário Gurjão, bairro Jorge Teixeira, zona leste. O caso foi apresentado na manhã desta quarta-feira (18/12), durante entrevista coletiva concedida pelo delegado titular da Derfv, Cícero Túlio. As pistas sobre o esquema foram identificadas após a prisão de dois homens envolvidos em roubos de veículos, há três semanas.

Na ocasião, os suspeitos afirmaram, em depoimento, que Peter Kalil era o responsável por falsificar documentos como CNH e CRLV. Munidos dessa informação, os policiais iniciaram as investigações e chegaram ao paradeiro do suspeito. Peter Kalil falsificava documentos utilizando dados de terceiros e conseguida, ainda, emitir cartões de bancos, e partir daí efetuava diversas compras e pagamentos.

“Ele tinha acesso a sistemas de informações e pegava esses dados pessoais, como RG, CPF, nome da mãe, nome do pai, data de nascimento e, a partir disso, fazia a composição das identidades, dos documentos que eram falsificados. Estamos investigando ainda quem forneceu esse acesso a ele”, informou.

As investigações apontam, ainda, que o falsário usava documentos roubados ou furtados de terceiros, repassados por outros criminosos. “Acreditamos que esses criminosos roubavam pertences das vítimas e repassavam os documentos para o suspeito, que os utilizava para confeccionar documentos falsos. As investigações continuam para identificar mais participantes desse esquema”, afirmou o delegado Cícero Túlio.

Peter Kalil possui passagens pela polícia por um homicídio ocorrido em 2014. Na ocasião, ele matou um ex-vizinho, que tinha 34 anos, a pauladas, após uma discussão envolvendo o cachorro do infrator.

O suspeito foi autuado, em flagrante, por falsificação de documento público, receptação e falsidade ideológica. Ao término dos procedimentos cabíveis, ele foi levado para audiência de custódia, no Fórum Ministro Henoch da Silva Reis, situado no bairro São Francisco, zona sul da capital.