Defesa Civil constrói pontes em Barreirinha para enfrentar cheias do inverno amazônico

O bairro Nova União, onde as águas avançam mais intensamente, é o principal ponto de atuação.

BARREIRINHA, AM — A Defesa Civil de Barreirinha trabalha na construção de pontes de madeira nos bairros Nova União e Monte das Oliveiras, totalizando mais de 2 mil metros de passarelas desde fevereiro. Com uma equipe de 13 agentes, em parceria com a Secretaria Municipal de Obras, a iniciativa busca facilitar o deslocamento de moradores em áreas alagadas pelo inverno amazônico.

Segundo a coordenadora Val Alves, além da construção das pontes, a Defesa Civil presta assistência prioritária a idosos e pessoas com mobilidade reduzida, garantindo acesso a serviços básicos. “Nosso foco é melhorar a qualidade de vida dessas pessoas”, afirmou. O bairro Nova União, onde as águas avançam mais intensamente, é o principal ponto de atuação.

Barreirinha decretou situação de emergência em 20 de março devido às cheias que afetam regiões planas e baixas, apesar dos aterros realizados pela prefeitura. As ações visam prevenir e mitigar os impactos causados pelas enchentes, protegendo as famílias vulneráveis.