Débitos tributários já podem ser quitados via cartão de crédito

Foto: Divulgação/Semef

Os contribuintes da Prefeitura de Manaus já podem quitar suas dívidas tributárias por meio de cartão de crédito. Débitos referentes ao Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU), Taxa de Verificação de Funcionamento Regular (Alvará), Imposto Sobre Serviço (ISS), entre outras taxas e impostos municipais poderão ser parcelados até 12 vezes em cartões de qualquer bandeira nacional ou internacional.

O município homologou o credenciamento de quatro empresas especializadas para implementar o sistema de gestão de pagamentos via cartão de crédito. O Aviso de Homologação do credenciamento das empresas foi publicado no Diário Oficial do Município (DOM), da última segunda-feira, 11/3.

Por enquanto, duas dessas empresas já estão com postos montados na central de atendimento do Manaus Atende, na avenida Japurá, 493, Praça 14 de Janeiro, zona Sul. O subsecretário da Receita da Secretaria Municipal de Finanças, Tecnologia da Informação e Controle Interno (Semef), Armando Simões, informou que os contribuintes já podem aproveitar a facilidade para quitar a cota única do IPTU 2019, que vence nesta sexta-feira, 15/3.

“É mais uma facilidade que a gestão do prefeito Arthur Virgílio Neto coloca à disposição para que os contribuintes tenham a oportunidade de quitar os seus débitos municipais. Inicialmente estamos com essa facilidade do cartão de crédito apenas na central da avenida Japurá, mas logo vamos implementar a novidade em alguns PACs”, garantiu Simões.

Facilidade

O representante da Pay Pag, uma das empresas que já estão no Manaus Atende recebendo o pagamento de tributos via cartão de crédito, Michael Miranda, explicou que o processo é simples. Segundo ele, o contribuinte só precisa emitir sua guia de pagamento com os atendentes, isso se ele não possuir seu carnê ou guias em mãos, e levar ao posto da empresa identificada no salão de atendimento.

“Aqui nós realizamos uma simulação e o contribuinte escolhe a melhor opção para passar em seu cartão de crédito. As taxas são as mesmas praticadas pelas administradoras dos cartões, que geralmente varia de 3% a 6%”, esclareceu a representante.

Desconto cota única

Os contribuintes do IPTU poderão quitar sua cota única do imposto, com até 10% de desconto, até esta sexta-feira, 15. Ainda nesta sexta-feira, também vence a primeira parcela para quem optar pelo pagamento parcelado e sem desconto do tributo.

A Semef remeteu os carnês de pagamento do IPTU via Correios ainda no início do mês de fevereiro. O contribuinte que não recebeu seu carnê poderá emitir a segunda via das guias para pagamento na página do Manaus Atende na internet: http://manausatende.manaus.am.gov.br. Mais informações poderão ser obtidas por meio do call center 156.