“Dama do Tráfico”: Luciane Farias é capturada em Manaus após meses foragida

Captura de Luciane Farias reacende debate sobre o acesso de figuras ligadas ao crime em Brasília

MANAUS,AM — Luciane Barbosa Farias, mais conhecida como a “dama do tráfico”, foi presa nesta quarta-feira (28) em Manaus, no Amazonas. A captura, realizada pela Polícia Civil, encerra uma fuga de cinco meses da mulher que se tornou figura central em uma polêmica envolvendo visitas a órgãos do governo federal em 2023.

Os dois mandados de prisão contra Luciane foram expedidos pelo Tribunal de Justiça do Amazonas (TJAM) em janeiro. Ela, que é casada com Clemilson dos Santos Farias, o “Tio Patinhas”, chefe de uma facção criminosa já preso desde 2022, foi localizada em uma residência na Zona Norte da capital e encaminhada à Delegacia Especializada em Roubos, Furtos e Defraudações (Derfd).

Condenação Definitiva e Crimes Associados

Luciane e seu marido foram condenados a 10 anos de prisão pelos crimes de lavagem de dinheiro, organização criminosa e associação para o tráfico de drogas. O processo, que já transitou em julgado, significa que a decisão da Justiça é final, sem possibilidade de novos recursos.

O Ministério Público do Estado do Amazonas (MPAM) apresentou provas que ligam Luciane diretamente à movimentação financeira ilícita do marido, usando o dinheiro do tráfico para financiar uma vida de luxo, com a compra de imóveis e negócios, como um salão de beleza. Ela, que se apresentava como estudante de direito e defensora de direitos de presos, teria acobertado as atividades criminosas do marido.

As Polêmicas Visitas a Brasília

O caso de Luciane ganhou destaque nacional em 2023, quando foi revelado que ela havia feito duas visitas ao Ministério da Justiça, além de uma viagem a Brasília com custos pagos pela pasta dos Direitos Humanos. O Ministério da Justiça esclareceu, na época, que Luciane acompanhou um grupo em uma agenda solicitada pela Associação Nacional da Advocacia Criminal (ANAC), sem ser a requerente da audiência.