Curtas-metragens produzidos em Parintins serão exibidos no Cineteatro Guarany

O curta “Insensatez”, de Concy Rodriguez, faz parte da mostra “Parintins Cine”.

O Cineclube de Arte realizará, neste sábado (26/08), a “Parintins Cine”, uma mostra de curta-metragens produzidos por cineastas do município amazonense. A entrada é gratuita, e a sessão iniciará às 18h30, no Cineteatro Guarany, localizado na avenida 7 de Setembro, 1.546, Centro de Manaus.

A exibição contará com uma coletânea de 23 curtas-metragens de 1, 4 e 5 minutos, produzidos na Ilha Tupinambarana entre 2002 e 2004. O evento, realizado por meio do projeto “Mostra de Cineastas Amazonenses”, visa prestigiar e gerar visibilidade para a produção de filmes no Amazonas, principalmente no interior.

Em sua maioria, os curtas são resultado de oficinas de cinema promovidos pela Amacine Futuros Cineastas para os festivais “UM Amazonas” e “Curta 4”. Já alguns outros fizeram parte do festival de cinema “Focaliza Parintins” em dezembro de 2022, promovido pela Universidade do Estado do Amazonas (UEA).

“É de extrema importância que a gente traga essa representatividade amazonense para as telas, para que, principalmente a própria população, conheça e prestigie as obras que vêm daqui”, afirma o cineasta Z Leão, que foi o curador de todos os filmes da mostra.

Para Ray Santos, cineasta que produziu o filme “O Lamento”, a iniciativa é muito importante, principalmente para os produtores que vivem no interior do estado. “É uma felicidade, para mim, é um momento de muita gratidão a todos que contribuíram com essa produção. É realmente um marco na minha carreira na área do audiovisual”, declara.

O Cineclube de Arte é uma iniciativa do Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Cultura e Economia Criativa. O projeto tem como objetivo fomentar a cultura no estado por meio do cinema e do audiovisual.

Filmes selecionados:

“Insensatez” – Concy Rodriguez;
“Aparelhos” – Katrine Apurinã;
“Estrela e Coração” – Pedro Vieira;
“Quero Paz” – Doug Henrique;
“Consequências” – Felipe Andrew;
“Não Nada” – Larissa Baraúna;
“Monstro do Lixo” – Kelly Sobral;
“Frango” – Pedro Xisto;
“O Lamento” – Ray Santos;
“Jéssica.Com” – Concy Rodriguez;
“Brincando com Fogo” – Armando Queiroz e Admilson Santarém;
“Ciclo Mortal” – Harald Dinelly;
“A Princesa do Mato” – Mª José Prata;
“Pesadelo da Paixão” – Doug Henrique;
“Coração de Anjo” – Armando Queiroz;
“Por Um Triz” – Concy Rodrigues;
“Alegoria da Preguiça” – João Áureo Lins;
“Ray Vay” – Jones Hudson;
“A Pequena Avatar” – Armando Queiroz;
“Clamando Por Amor” – Alexandre Beraldo, Concy Rodriguez E Ronald Gama;
“A Floresta é Minha” – Luciano Ribeiro;
“Essência” – Aldo Cabral;
“A Distância” – Geraldo Batista.