Curso capacita profissionais da Maternidade Moura Tapajóz na arte da amamentação

No formulário, é possível avaliar sinais favoráveis e sinais sugestivos de dificuldades para uma amamentação adequada e segura.

MANAUS, AM — Em um universo onde a nutrição vai além do alimento, a Maternidade Moura Tapajóz, em Manaus, promove um curso inovador que coloca os profissionais da saúde na vanguarda da amamentação. Através da análise minuciosa do “Formulário de Observação da Mamada”, ferramenta preconizada pela OMS e UNICEF, médicos, enfermeiros e técnicos de enfermagem se tornam especialistas em desvendar os segredos de uma amamentação plena e segura.

Ministrado por um time de especialistas, liderado pela neonatologista Briza Rocha, o curso vai além da teoria. Através de uma imersão prática, os profissionais aprendem a observar com atenção cada detalhe da mamada, desde a posição da mãe e do bebê até a pega e sucção. Essa análise minuciosa permite identificar precocemente qualquer dificuldade que possa surgir, garantindo que cada mãe e bebê recebam o apoio individualizado que necessitam.

Mas o cuidado da Maternidade Moura Tapajóz não se limita aos seus muros. Através de vídeos informativos disponíveis em sua página oficial, a equipe oferece à comunidade em geral um guia completo sobre amamentação. Orientações sobre pega, posições para amamentar e sinais de fome do bebê são apenas alguns dos temas abordados, empoderando as mães a navegar com confiança nesse universo tão importante.

“Se houver dificuldade, não recorra à fórmula infantil como primeira opção”, adverte Briza Rocha. “Procure ajuda profissional, seja em unidades de saúde pública ou na própria maternidade. O leite materno é essencial para o desenvolvimento do bebê e, com o apoio adequado, a amamentação pode ser uma experiência gratificante para mãe e filho.”

A Maternidade Moura Tapajóz demonstra, com essa iniciativa pioneira, seu compromisso com a saúde e o bem-estar das mães e bebês de Manaus. Ao investir na capacitação de seus profissionais e na educação da comunidade, a instituição contribui para a construção de uma sociedade mais saudável e nutrida, onde a amamentação é vista como um ato de amor e cuidado, fundamental para o desenvolvimento pleno da vida.