Culto Ecumênico homenageia vítimas do acidente de trânsito de 28 de Março

Foto: Mário Oliveira/Semcom

O prefeito de Manaus, Arthur Virgílio Neto, e a presidente do Fundo Manaus Solidária, primeira-dama Elisabeth Valeiko Ribeiro, participaram do ato ecumênico em homenagem a memória das 16 vítimas fatais do acidente de trânsito ocorrido em 28 de março de 2014. A celebração aconteceu na noite de quinta-feira, 28/3, na avenida Djalma Batista, em frente à Universidade Paulista (Unip), onde está instalado um memorial em homenagens às vítimas.

O prefeito lembrou a Prefeitura de Manaus realiza, desde 2015, o Culto Ecumênico como forma de chamar a atenção da sociedade quanto ao cumprimento da legislação de trânsito, tanto dos condutores quanto dos pedestres. Arthur também revelou que, depois de conversar com parentes das vítimas, resolveu determinar a urbanização do local onde foi montado um memorial e anualmente cumpre a tradição de realizar o ato ecumênico em lembrança às vítimas.

“Conversei com familiares que demonstraram a preocupação de que o próximo prefeito não dê a atenção a essa nossa tradição de homenagear as vítimas. Por isso, quero urbanizar esse espaço onde já existe um memorial que reúne tantas pessoas, anualmente”, disse o prefeito ao lembrar também que construiu o Complexo Viário 28 de Março, cujo nome lembra a sociedade desse triste episódio e da importância de se conduzir com segurança para que não se repitam tragédias similares.

A primeira-dama também fez um apelo para que todos os condutores entendam cumpram as leis de trânsito e respeitem uns aos outros. “É preciso se ter educação, consciência e responsabilidade. As pessoas precisam saber que guiar um carro é ter responsabilidade por si e por todos os outros. Estamos aqui para lembrar disso e, principalmente, das pessoas que se foram com esse acidente”, enfatizou.

O aposentado Rubens Antônio é avô de Lincoln de Souza, umas das vítimas do acidente. Ele cobrou a criação de leis mais severas para quem mata no trânsito. “As campanhas de educação no trânsito são muito importantes, porém é necessário que haja leis mais firmes que punam aqueles que usam o carro como uma arma”, disse.

A secretária da Mulher, Assistência Social e Cidadania (Semasc), Conceição Sampaio, disse que a homenagem é uma grande demonstração de respeito com a memória das vitimas e também com os familiares. “Sabemos que perder um ente é um luto permanente e em momentos como esse, em uma homenagem póstuma, precisamos reconhecer e fazer um alerta de prudência e responsabilidade. Hoje é um dia de respeito às famílias que aqui estão”, disse a secretária.