Crianças participam de atividade educativa de trânsito

© Ricardo Oliveira/Semcom

A Prefeitura de Manaus realizou, na manhã desta sexta-feira, 18/5, ação voltada para 37 crianças de 6 a 8 anos de idade. A atividade foi levada pela Educação do Instituto Municipal de Engenharia e Fiscalização de Trânsito (Manaustrans) ao Parque Cidade da Criança, no Aleixo, em parceria com a Escola Vocacional Masrour (ADCAM).

As crianças, que estudam no 1º, 2º e 3º ano do Ensino Fundamental, receberam material educativo com o ‘sinal da vida’ (estender a mão para pedir passagem na faixa de pedestre), participaram do teatro com fantoches, jogos ensinando as normas para travessia segura, pintura e circuito lúdico.

Para a neuropsicopedagoga da escola, Priscila Vital, 33, a parceria entre Prefeitura e escolas para levar educação de trânsito a crianças da rede pública e privada é de grande valia.

“As instituições e o trânsito precisam dessas ações para colocar na cabeça das crianças desde pequenas que devem ser cidadãos, que não precisam empurrar e podem resolver tudo de maneira pacífica”, ressaltou.

A diretora do Departamento de Estatística e Educação de Trânsito do Manaustrans, Maria Rita Santos, comentou que toda a equipe fica sempre muito feliz em ver o resultado alcançado com as crianças. “Eles realmente participam, e sempre aprendem algo novo do que passamos, isso evidencia a importância deste trabalho”, destacou.

Maria Rita lembra que a programação de educação voltada para crianças é constante. “Nós levamos os jogos, as brincadeiras, atividades lúdicas e teatro de fantoches às crianças da rede pública e particular durante todo o ano, basta fazer a solicitação ao setor, e estaremos lá pra atender”, fechou.

O aluno do 2º ano do Ensino Fundamental, Gabriel Zahir, 7, disse que achou muito legal a programação e se divertiu demais. “Eu aprendi o sinal da vida. Quando a gente vai atravessar a rua, temos que fazer o sinal da vida, eu não sabia disso e vou ensinar pra todo mundo lá em casa”, comentou.

A programação no Parque Cidade da Criança cumpre a agenda do Movimento “Maio Amarelo”, que segue com ações intensificadas para reduzir o número de vítimas de trânsito em todo o mundo.