Crianças dançam quadrilha em encerramento de Colônia de Férias para PCD

Mais de 1 mil pessoas participaram do arraial que marcou o encerramento da 4a edição da Colônia de Férias para Pessoas com Deficiência (PCD) da Prefeitura de Manaus, neste sábado, 30/6, no Parque Cidade da Criança, Aleixo, zona Centro-Sul. Com mais de 160 inscritos, essa já é a maior edição da colônia de férias que busca incluir e desenvolver as pessoas que contam com limitações.

Iniciada na última quinta-feira, 28/6, a Colônia de Férias para PCD contou com dois dias de atividades recreativas e de esporte e lazer na Minivila Olímpica do Coroado, zona Leste. A programação visa auxiliar no cotidiano dos participantes e busca estimular a pessoa com limitações a desenvolver capacidades para enfrentar seus desafios. O evento foi realizado pela Prefeitura de Manaus e coordenado pela Secretaria Municipal de Juventude, Esporte e Lazer (Semjel), do Fundo Manaus Solidária e demais secretarias municipais.

“Podemos considerar um sucesso mais uma edição da Colônia de Férias para as Pessoas com Deficiência. A partir da parceria que fizemos com as instituições que auxiliam o público do nosso evento, conseguimos bater o recorde de inscritos. Parabéns ao prefeito Arthur Virgílio Neto e a primeira-dama e presidente do Fundo Manaus Solidária, Elisabeth Valeiko, por acreditarem neste projeto que olha com carinho pela nossa população e todos os demais participantes”, ressaltou o secretário da Semjel, João Carlos.

A vice-presidente do Fundo Manaus Solidária, Mônica Santaella, destacou que a ideia de expandir a Colônia de Férias para o meio do ano surgiu ao fim da 3ª edição do evento, em janeiro deste ano. “A Colônia de Férias dos PCDs já acontecia uma vez ao ano e por inspiração do prefeito Arthur Virgílio Neto e da presidente do Fundo Manaus Solidária, Elisabeth Valeiko, foi ampliada agora também para o meio do ano. Essa é uma das propostas da gestão do prefeito de cuidar das pessoas”, declarou.

Também presente, o secretário municipal da Mulher, Assistência Social e Direitos Humanos (Semmasdh), Dante Souza destacou o trabalho de inclusão por meio do esporte realizado pela gestão do prefeito Arthur Neto.

A programação que marcou o encerramento da colônia de férias contou com as apresentações dos Garis da Alegria e do conto de fantoche ‘Coco Verde e Melancia’, além de formação de quadrilha e de brincadeiras tradicionais.

Após participar da animada quadrilha que se formou no pátio do Parque da Criança, a empresária Rosa Albuquerque, 52, contou emocionada que ver a felicidade da filha, Emanuelle Albuquerque, 8, diagnosticada com hidranencefalia, a faz feliz também. “Estamos participando pela primeira vez e são momentos mágicos em ver a felicidade no rostinho dela. E isso pra mim é tudo, trazer um pouco de felicidade pro meu ‘mozinho’ não tem preço”, disse.

Já a autônoma Elane Ferreira, 44, contou que o filho Janderson Santos, 9, diagnosticado com Transtorno do Espectro Autista (TEA), gostou das atividades realizadas na Minivila Olímpica do Coroado. “Ele gostou muito da programação na Minivila. Das brincadeiras na piscina e das aulas de capoeira”, afirmou.

Ao fim da programação todos os participantes da colônia de férias e seus responsáveis receberam lanches.