Crea fiscaliza exercício profissional nos bumbás e no Bumbódromo, em Parintins

© Divulgação/CREA-AM

O Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Amazonas (Crea-AM), através de uma comissão multidisciplinar, fez uma visita técnica para inspecionar o exercício profissional nas obras de engenharia nos currais dos bois Caprichoso e Garantido, e no Bumbódromo, em Parintins. O objetivo foi fazer um trabalho preventivo e orientativo junto às agremiações e colaborar com a segurança do Festival Folclórico, programado para os dias 29 e 30 de junho e 1º de julho.

Entre os conselheiros integrantes da comissão estão o presidente em exercício do Conselho, engenheiro civil e de segurança do trabalho Francisco Carlos Amorim, o engenheiro civil Kleber Diniz, o engenheiro eletricista Manuel César Santos Filho, o engenheiro mecânico Luiz Carlos Carvalho, a engenheira de segurança do trabalho Maria dos Anjos Pacheco e a engenheira ambiental Daniele Braga, além da equipe que trabalha em Parintins como o inspetor Amarildo Leal e o fiscal Francinaldo Silva.

“O papel principal do Crea é fiscalizar o exercício profissional e, com isso, preservar a sociedade do risco que poderia ocorrer durante o evento. Todos os anos, uma delegação vem a Parintins colaborar com o Festival”, ressaltou o presidente em exercício, Francisco Carlos Amorim.

“Quanto a parte estrutural, de eventuais vícios em obras de edificação, esta parte será feita pela secretaria municipal de obras e, se necessário, a Defesa Civil e o Corpo de Bombeiros. O que o Crea pode fazer é, ao encontrar um vício, entrar em contato com estes órgãos para que eles tomem as medidas cabíveis”, completou Kleber Diniz, coordenador da comissão multidisciplinar.

No primeiro dia, a comissão enviou um ofício às diretorias dos Bois e à Secretaria de Estado de Cultura (SEC), responsável pela manutenção do Bumbódromo, explicando o caráter da visita. Além disso, a delegação do Crea visitou instituições como a Secretaria Municipal de Obras, o Corpo de Bombeiros e o Instituto Federal do Amazonas (Ifam).

“Definimos um cronograma para fazer a visita nas agremiações e ao Bumbódromo. Esta vistoria foi feita a quatro mãos com o acompanhamento dos profissionais dos Bois. Quanto a eventuais vícios encontrados, fazemos o alerta para que sejam reparados a tempo e a gente possa contribuir para a segurança e o engrandecimento da Festa”, destacou Kleber Diniz.

No segundo dia, a primeira fiscalização no Boi Bumbá Caprichoso. A equipe foi recebida pela diretora administrativa Jucieli Cursino e o engenheiro Diego Leitão. A principal orientação foi quanto à importância do registro de Anotação de Responsabilidade Técnica (ART), de autoria dos projetos estruturais e execução dos carros alegóricos. “Não queremos emitir autos de infrações, mas sim regularizações”, esclareceu Amorim.

O engenheiro de segurança do trabalho do galpão do Boi Caprichoso, Diego Leitão, informou que o Caprichoso está cumprindo com todas as exigências do Crea. “Temos profissionais em todas essas áreas que estão sendo exigidas. O Crea tem sido nosso parceiro”, afirma Diego.

No terceiro dia, foi a vez do Boi Garantido. A engenheira de segurança do trabalho do Garantido, Cristiane Gama, acompanhou o trabalho da fiscalização e destacou a importância da presença do Conselho neste período que antecede o Festival.

“É muito importante esse compromisso com o Crea para acompanhar e orientar quanto às normas técnicas para que a gente possa, cada vez mais, melhorar a construção do projeto de arena do Garantido e do Festival Folclórico de Parintins. Não só para se apresentar um espetáculo bonito, mas com segurança e profissionalismo”, disse a coordenadora de segurança do trabalho do Garantido.

O Crea-AM participou ainda de reuniões com a prefeitura de Parintins e órgãos de segurança discutindo, justamente, a segurança do Festival.

Carnaval

No período que antecedeu o Carnaval deste ano, a equipe de fiscalização do Crea-AM fez um trabalho semelhante com os blocos de rua em Parintins. O trabalho preventivo contribuiu para que todos fossem regularizados a tempo e não houvesse incidente algum com vítimas fatais durante o período de festas na Ilha.