Coreia do Norte declara prontidão para debater desnuclearização com EUA

O documento estima que "no total, o roubo de bens virtuais cometido pelo país entre 2019 e novembro de 2020 atinge a soma de cerca de US$ 316,4 milhões [R$ 1,7 bilhão]". ─ Foto: KCNA KCNA/Reuters

Coreia do Norte anunciou neste domingo (8) que está pronta para discutir a questão da desnuclearização na península coreana. De acordo com fontes da administração norte-americana, citadas pela agência Reuters, a Coreia do Norte está pronta para discutir a questão da desnuclearização no âmbito do encontro entre o líder norte-coreano Kim Jong-un e o presidente dos EUA, Donald Trump. 

Conforme a publicação, autoridades norte-americanas e norte-coreanas recentemente mantiveram “contatos secretos”. É a primeira vez que a Coreia do Norte informou diretamente aos EUA sobre sua disposição para discutir a desnuclearização.

Anteriormente, o presidente dos EUA, Donald Trump, em conversa com o líder da Coreia do Sul, Moon Jae-in, havia confirmado o compromisso de se reunir com o presidente da Coreia do Norte, Kim Jong-un.

Foi relatado no último sábado (7) que Washington e Pyongyang vêm mantendo conversas secretas e diretas através de canais da inteligência, como a CIA, antes do encontro entre o presidente norte-americano, Donald Trump, e o líder norte-coreano, Kim Jong-un.

(Com informações do Sputnik Brasil)