Início Mundo Conheça a história da princesa jordaniana que vive exilada no interior do...

Conheça a história da princesa jordaniana que vive exilada no interior do Reino Unido

REINO UNIDO — A princesa Haya Bint al-Hussein, filha do falecido rei Hussein da Jordânia, de 51 anos, vive longe dos holofotes em uma vila no interior do País de Gales, Reino Unido. Ela adquiriu essa propriedade, um antigo hotel rural, após protagonizar uma das fugas mais caras e dramáticas da realeza moderna, em 2019.

A princesa deixou Dubai, onde era casada com o primeiro-ministro dos Emirados Árabes Unidos, Sheikh Mohammed bin Rashid Al Maktoum, alegando temer por sua vida. A tensão com o ex-marido, com quem se casou em 2004 e teve dois filhos, teria se intensificado devido à sua proximidade com um guarda-costas britânico. O caso culminou no maior acordo de divórcio da história britânica, estimado em cerca de £ 554 milhões (aproximadamente R$ 4 bilhões).

O juiz responsável concluiu que Mohammed Al Maktoum conduziu uma “campanha de medo, intimidação e assédio” contra Haya, incluindo a invasão de seu telefone. Desde o divórcio, a princesa alterna sua residência entre uma mansão em Londres e a propriedade fortificada no interior. O local, construído em 1888 e equipado com câmeras, barreiras de proteção e guardas ex-militares, está em reformas. Moradores locais relataram ao jornal The Sun que a princesa sobrevoa a região mensalmente em um helicóptero para inspecionar as obras, acreditando que ela planeja se mudar permanentemente para o local.