Concurso para a Guarda Municipal de Manaus teve mais de 24 mil inscritos

Das 200 vagas oferecidas neste concurso, 190 são para ampla concorrência e dez para Pessoas com Deficiência (PcDs).

Mais de 24 mil candidatos realizaram, na tarde deste domingo, 18/2, as provas da primeira etapa do concurso público para o preenchimento de 200 vagas na Guarda Municipal da Prefeitura de Manaus, órgão vinculado à Secretaria Municipal de Segurança Pública e Defesa Social (Semseg). O certame, coordenado pela Secretaria Municipal de Administração, Planejamento e Gestão (Semad), aconteceu em 47 locais, distribuídos por todas as zonas da cidade. A banca responsável foi o Instituto Brasileiro de Formação e Capacitação (IBFC). Os candidatos tiveram 4h30 para responder à prova objetiva e escrever a redação.

O titular da Semad, Ebenezer Bezerra, acompanhou o processo, desde a distribuição das provas, pela manhã, até o encerramento. “Posso afirmar que foi mais um concurso realizado pela Prefeitura de Manaus de forma exitosa. Trabalhamos de forma coordenada com a Semseg e o IBFC, com apoio do prefeito David Almeida. Não tivemos intercorrências, os locais de prova estavam organizados, os horários foram cumpridos. Agora é aguardar o resultado”, avaliou Ebenezer.

O secretário da Semseg, Alberto Neto, também participou da organização. Ele destacou o olhar da gestão do prefeito David Almeida para a corporação. “O prefeito tem feito muitos investimentos na Guarda, desde viaturas, tecnologia, material e armamento. Faltava apenas resolver a questão de recursos humanos. Para contribuir com maior efetividade com a segurança, naquilo que cabe ao município. Esses 200 futuros guardas estão sendo muito aguardados”, disse.

Das 200 vagas oferecidas neste concurso, 190 são para ampla concorrência e dez para Pessoas com Deficiência (PcDs).

Os aprovados e classificados passarão por uma formação para ingresso na carreira de Guarda Municipal de Manaus. Durante o curso, receberão bolsa-auxílio no valor correspondente a 50% do valor da remuneração inicial do cargo, correspondendo a R$ 1.344,89. O pagamento do auxílio está previsto na Lei n.º 3.275, sancionada pelo prefeito David Almeida e publicada na edição n.º 5.766 do Diário Oficial do Município (DOM), da última sexta-feira, 16/2.

Vinculada à Secretaria Municipal de Segurança Pública e Defesa Social (Semseg), desde 2021, a Guarda Municipal passou a ser considerada órgão de Segurança Pública do Estado, por meio de emenda complementar que alterou a Constituição do Estado do Amazonas.