Comunidade Indígena ganha serviços gratuitos em Mutirão da Cidadania

© Divulgação/Sinpoeam

Moradores da comunidade indígena Sol Nascente, na zona norte de Manaus, tiveram uma manhã voltada para a cidadania no último sábado (12), quando o Sindicato dos Peritos Oficiais do Amazonas (SINPOEAM) realizou a terceira edição do Mutirão da Cidadania dos Peritos Oficiais. Serviços como corte de cabelo, atendimento médico e odontológico, distribuição de medicamentos, assessoria jurídica e emissão de documento (RG) foram ofertados gratuitamente para a população que esteve presente na ação.

O local foi escolhido para a ação por se tratar de uma das comunidades mais carentes da zona Norte. De acordo com um dos coordenadores do evento, o perito Ilton Soares, todos os serviços ofertados tiveram alta procura por parte dos moradores. Ele explicou que grande parte da estrutura do Mutirão foi improvisada nas casas e estabelecimentos comerciais a comunidade, e que a contribuição dos moradores foi essencial para que o evento fosse um sucesso.

“Montamos os consultórios médicos dentro da casa de um dos moradores e nas calçadas das ruas. Os atendimentos odontológicos e o corte de cabelo aconteceram em um bar que também foi cedido para o nosso trabalho, enquanto a emissão de RG e a assessoria jurídica ocuparam a estrutura de uma igreja do bairro. Apesar das dificuldades, tudo foi possível graças à boa vontade dos moradores e o esforço dos nossos voluntários”, avaliou. Segundo ele, o mutirão contabilizou aproximadamente 860 atendimentos durante toda a manhã.

Uma das moradoras beneficiadas com a ação foi Maria Cunha da Silva, que faz parte da etnia Kaixana. Ela levou os filhos e os netos para receberem atendimento médico e odontológico, e também se consultou com um clínico geral. “A iniciativa do Mutirão foi ótima porque pra mim é difícil ir ao médico, principalmente com os hospitais lotados do jeito que estão. Quando chega uma oportunidade dessa a gente fica feliz, e aproveita para resolver todos os problemas de uma vez”, disse.

Além da consulta com o clínico geral, Maria também saiu do Mutirão com os remédios que foram receitados a ela, fruto de uma parceria da organização do evento com a Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), que doou medicamentos para serem distribuídos na ação. Ao todo, foram aproximadamente 100 remédios doados no Mutirão, e 100 atendimentos médicos realizados durante todo o dia, além de algo em torno de 150 exames de glicemia, tipagem sanguínea e aferição de pressão.

O cacique Domingos Vieira Carvalho, que faz parte da etnia Dessana, também compareceu à ação e contribuiu com o trabalho. Morador da comunidade Sol Nascente, ele lembrou que há anos os moradores não tinham acesso a esses serviços. “A maioria aqui é indígena, e muitos estão desempregados. Com isso fica difícil pagar ônibus para ir ao médico ou tirar o RG, por exemplo. Estamos gratos aos peritos por esse trabalho tão importante e que melhora a vida de muita gente”.

Outros serviços

Um dos serviços mais procurados na terceira edição do Mutirão foi a emissão de RG, realizado por peritos e servidores do Instituto de Identificação (II) que trabalharam voluntariamente na ação. Durante toda a manha foram 100 emissões, entre novos RG’s e reposições. A organização do evento registrou ainda 300 serviços odontológicos, entre atendimentos, extrações, aplicação de flúor e dicas de escovação, que foram realizados por dentistas e estudantes de odontologia. Fechando a conta, 20 atendimentos jurídicos foram registrados durante a manhã de sábado.

Próximas edições

Já estão programadas mais três edições do Mutirão da Cidadania. No próximo dia 25 a comunidade beneficiada será a do Jesus me Deu, enquanto no dia 2 de junho os voluntários voltam à Cidade de Deus para mais uma ação. No dia 23 de junho, o bairro contemplado será a Raiz. O calendário, no entanto, não está fechado, e a organização do evento sonda novos comunidades que necessitem do trabalho.