Comunidade da RDS Juma realiza primeira soltura de quelônios

NOVO ARIPUANÃ, AM — A Reserva de Desenvolvimento Sustentável (RDS) do Juma, em Novo Aripuanã, deu um importante passo na preservação ambiental com a primeira soltura de quelônios da sua história. Na sexta-feira (23/01), 604 tracajás e iaçás foram devolvidos à natureza, resultado de um projeto inovador que envolveu a comunidade local.

O trabalho começou em 2023 com a capacitação de duas famílias e o mapeamento das áreas de desova. A coleta e eclosão dos ovos seguiram metodologia da Ufam, garantindo alta taxa de sobrevivência dos filhotes.

A iniciativa representa um marco para a RDS Juma, demonstrando o potencial da gestão ambiental participativa. O líder comunitário Ademar Serrão, um dos participantes do projeto, destaca a importância da preservação dos quelônios para o equilíbrio ecológico da região.

“Tinha muito mais quelônio aqui antes. Com o tempo, a população diminuiu por causa da caça e da venda ilegal. Agora, com esse projeto, estamos ajudando a repovoar o rio e proteger a natureza”, afirma Ademar.

A gestora da RDS, Khimberlly Sena, celebra o sucesso da iniciativa e ressalta a importância da colaboração entre comunidade e governo na proteção ambiental.

“Nada se faz sozinho. Essa primeira soltura é um marco para a preservação na RDS Juma e um exemplo de como a comunidade pode ser protagonista na proteção dos recursos naturais”, conclui Khimberlly.