Como criar crianças para serem adultos capazes e responsáveis

Telma Abrahão dá dicas pode colocar em prática esses ensinamentos. (Imagem: Reprodução)

Já parou para pensar na importância de confiar e acreditar que seu filho é capaz? As crianças precisam saber que, apesar de todas as dificuldades que envolvem a vida, podem sim conseguir o que desejam, através do esforço próprio e de muita responsabilidade.

“Não estou falando de um “querer é poder” por força de expressão. Estou falando de não cortar as suas asas, de ensiná-las a voar e que aprendam que todas as estratégias que elaboram são válidas, porque existem várias formas diferentes de fazer a mesma coisa. É fundamental deixar que sua criança seja livre para criar e experimentar, só assim ela conseguirá pouco a pouco ir construindo sua percepção de capacidade e também de suas limitações. É importante também ensinar limites, colocar regras claras, ensinar respeito ao próximo e sobre cuidar do que é seu e do próximo”, explica Telma Abrahão – educadora parental e coach de pais.

Não devemos esperar perfeição de nossos filhos, até porque ninguém o é, mas devemos criar crianças que se amem, que confiem em si mesmas e no seu potencial. Devemos criar crianças que saibam que quando somos nós mesmos, somos mais fortes e mais capazes de realizarmos nossos sonhos, mas para isso é preciso que antes, seus pais a ensinem a acreditar em si mesmas, é preciso ter espaço para experimentar o novo sem medo de errar, é preciso incentivo para ensinar a persistir até conseguir, é preciso principalmente amor para construir uma base emocional sólida, que não irá “desabar” na primeira dificuldade.

Vejam 8 dicas de Telma Abrahão que você pode colocar em prática agora mesmo para ensinar seu filho a ser responsável e capaz:

1) Ensine seu filho a cuidar do que é dele, a guardar os sapatos, a colocar roupa suja no cesto, a cuidar do material escolar, da bicicleta, etc!

2) Prefira elogiar as atitudes do que as características natas.

3) Não faça pelo seu filho o que ele consegue fazer por si mesmo.

4)Deixe seu filho arcar com as consequências de suas atitudes. Se esquecer a chuteira do futebol no dia do treino, não vai poder jogar. Da próxima vez ele se lembrará.

5)Converse com seu filho amorosamente, estabeleça regras, coloque limites claros e seja firme e gentil ao mesmo tempo.

6) Estabeleça rotina e faça combinados. Ex: “Você pode assistir TV após fazer a lição de casa.” Combine o tempo permitido para a TV e cumpra o combinado.

7) Encoraje seus filhos a ajudarem em casa. Arrumar a própria cama, ajudar a tirar o lixo, tirar as roupas do chão, a limpar o que sujou.

8) Seja pontual, cumpra com a sua palavra, respeite as regras. Os filhos copiam o nosso modelo

São essas pequenas lições aprendidas no dia a dia que mais tarde criará um adulto que sabe se cuidar, que respeita o próximo, que colabora em casa, no trabalho, na sociedade e no meio onde vive.

Mostre para seu filho que vale a pena ser ele mesmo e que sim, ele pode confiar em sua enorme capacidade de realizar! Temos em nossas mãos a oportunidade de deixarmos seres humanos mais responsáveis e mais capazes para o mundo, então porque não?