Comissão do Meio Ambiente cobra fiscalização rigorosa no CCZ

Foto: Divulgação

Técnicos da Comissão do Meio Ambiente da Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam), presidida pelo deputado Luiz Castro (REDE), elaboram um relatório das irregularidades constatadas no Centro de Controle de Zoonoses (CCZ), durante inspeção realizada na quinta-feira (8), para que o parlamentar comunique a situação à Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) e ao Ministério Público Estadual (MPE), com pedido de fiscalização rigorosa no órgão.

Durante a inspeção foram encontrados medicamentos veterinários com prazo de validade vencido e que seriam usados no tratamento de castração de cães e gatos. Cerca de 60 animais domésticos levados por seus donos, passam pelo procedimento de castração, por dia, no CCZ.

Alguns medicamentos como analgésicos, soro fisiológico, anestésicos indicavam datas vencidas em 2014, e já deveriam ter sido descartados do estoque, de acordo com o biólogo Israel Dourado, da Comissão do Meio Ambiente.Segundo o biólogo, os medicamentos vencidos podem causar reações muito prejudiciais à saúde dos animais, que passam pelo procedimento de castração.

A inspeção ao CCZ foi realizada em conjunto com os vereadores Chico Preto (PMN) e Joana D’arc (PR), que observaram a gravidade da situação e defendem a apuração das responsabilidades pela negligência