Comissão de Paisagismo e Urbanismo vai revitalizar mais de 20 espaços públicos até o final deste ano

Fonte: Karla Vieira

Os 350 anos de Manaus serão comemorados também com muitas obras de revitalização e recuperação de espaços em diversas zonas da cidade. Até o final deste ano, os 26 locais estratégicos identificados pela Comissão Especial de Paisagismo e Urbanismo do Município de Manaus receberão as melhorias planejadas no cronograma de trabalho.

Dentre os critérios estabelecidos pela comissão para a priorização desses locais estão: impacto na sociedade; relevância cultural; movimentação de pessoas; influência para o turismo e parceria público-privada. As iniciativas visam, sobretudo, melhorar o aspecto visual da cidade e incutir na sociedade o sentimento de pertencimento.

A comissão tem à frente a presidente do Fundo Manaus Solidária, a primeira-dama Elisabeth Valeiko Ribeiro, que também é arquiteta e urbanista, e tem como competências dispor sobre a organização, modernização, harmonização e embelezamento da cidade, além de identificar pontos que possam receber melhorias em paisagismo e urbanismo.

“A comissão já está construindo uma maneira nova de pensar. Tem incentivado as parcerias público-privadas, o protagonismo social e buscado fazer com que as pessoas tenham esse sentimento de amor por Manaus. Que cuidem dos logradouros públicos da cidade como se fossem suas próprias casas, com zelo e responsabilidade. A cidade é nossa e, portanto, todos nós ganhamos com essas melhorias, com as revitalizações”, afirmou.

Dos 26 locais estratégicos identificados pela comissão, 18 foram priorizados e já possuem prazos estabelecidos para a entrega à população. Segundo a presidente da comissão, foi uma determinação do prefeito Arthur Virgílio Neto que as secretarias trabalhassem ainda mais unidas e alinhadas dentro dos espaços urbanos.

“Nossos secretários já trabalham muito e o desejo da comissão é que esse trabalho continue sendo executado com êxito e de forma ainda mais integrada. Esta é uma determinação do prefeito e é o trabalho que estamos realizando para que alcancemos o resultado positivo dentro do que planejamos e desejamos para Manaus”, afirmou.

Além da presidente do Fundo, a comissão é composta por integrantes do Instituto Aquila; das secretarias municipais de Parcerias e Projetos Estratégicos (Semppe); de Infraestrutura (Seminf); do Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semmas); de Limpeza Urbana e Serviços Públicos (Semulsp); de Finanças e Tecnologia da Informação (Semef); da Mulher, Assistência Social e Cidadania (Semasc); de Juventude, Esporte e Lazer (Semjel), de Comunicação (Semcom), de Agricultura, Abastecimento, Centro e Comércio Informal (Semacc) e do Instituto Municipal de Planejamento Urbano (Implurb).