
BRASIL — O período para solicitar a isenção da taxa de inscrição do Enem 2025 começa hoje, 14, e vai até 25 de abril, exclusivamente pela Página do Participante no portal Gov.br. Para realizar o pedido, é necessário informar o CPF e a data de nascimento, com dados compatíveis aos registrados na Receita Federal. A gratuidade está disponível para estudantes do 3º ano do ensino médio em escolas públicas, concluintes do ensino médio em instituições públicas ou como bolsistas integrais em colégios privados, pessoas com renda de até R$ 2.277, inscritas no CadÚnico e participantes do programa Pé-de-Meia.
Candidatos que tiveram isenção no Enem 2024, mas faltaram às provas, deverão justificar a ausência no mesmo prazo e sistema. Documentos autodeclaratórios ou emitidos por terceiros não serão aceitos. O resultado das solicitações será divulgado em 12 de maio, com recursos permitidos entre 12 e 16 de maio. O resultado final dos recursos sairá em 22 de maio.
O Enem avalia o desempenho de estudantes ao final do ensino médio e serve para processos seletivos como Sisu, ProUni e Fies. Além disso, as notas são válidas para ingresso em universidades portuguesas conveniadas com o Inep. Treineiros também podem participar, mas seus resultados servem apenas para autoavaliação. Um edital específico com datas de inscrição será publicado após o cronograma de isenções.