Com vacina na região do glúteo, Joinville destoa do país na imunização contra Covid

Moradores da cidade evitam postar fotos da imunização; alternativa definida pelo município é válida. (Foto: Arquivo Pessoal)

Nos últimos tempos, os moradores de Joinville (SC) perceberam que suas redes sociais não eram iguais às das pessoas do restante do país. Mesmo depois de um ano à espera de uma vacina contra a Covid-19, as pessoas do município não estavam postando fotos comemorando o momento tão aguardado.

Mistério? A explicação é simples: a prefeitura da cidade decidiu que o imunizante seria aplicado no ventroglúteo, que fica na região do glúteo, e não nos braços, como tem sido mais comum no Brasil e no mundo.

Mas nem por isso era impossível tirar foto do momento da aplicação. Alex Sander Magdyel, 27, capturou o momento em que sua namorada recebeu o imunizante e postou numa rede social.

A animação para receber o imunizante foi tanta que Magdyel comprou camisetas que comemoram o momento da vacinação: seus pais, sogros e a namorada foram presenteados. A frase escolhida foi: “Defenda o SUS [Sistema Único de Saúde]”.

Antes de chegar sua vez de ser imunizado, o assessor parlamentar levou os pais para receberem a injeção e, ao chegar no posto de vacinação, os três ficaram surpresos com o local de aplicação. Mas nem ele nem seus pais ficaram constrangidos.

“Parece que as únicas pessoas de Joinville que têm foto são eu, meu pai, minha mãe e minha namorada”, diz.

A namorada, Laura Braz, 25, também já estava avisada de que a aplicação não seria no braço quando foi ao posto na última sexta-feira (20). Mas não importava. “Eu iria nem que fosse receber uma vacina na testa”, diz, brincando.

O momento foi o evento mais esperado por ela e sua família desde o início da pandemia. Braz e os pais moram longe dos familiares, e se antes já era difícil encontrá-los devido à distância, com o isolamento social não os veem desde o início da pandemia.

Por isso, quando recebeu a vacina contra a Covid-19, a doutoranda na UFRSG (Universidade Federal do Rio Grande do Sul) fez questão de postar a foto. Algumas pessoas, porém, estranharam.

“O pessoal estranhou. As pessoas ficaram falando que tomaram no braço, que seus parentes tinham tomado no braço. Mas aqui é padrão, todo mundo está tomando no glúteo”, diz.

Renato Kfouri, pediatra infectologista e secretário da SBIm (Sociedade Brasileira de Imunizações), explica que não há prejuízo na aplicação no músculo ventroglúteo e que é comum a aplicação nesta região no estado de Santa Catarina.

“Não há problema nenhum de se vacinar nesse local e não há nenhuma demonstração de perda de eficácia [de vacinas]”, afirma.

A recomendação do Ministério da Saúde é que a aplicação seja feita via intramuscular, no músculo deltoide, que fica no braço. Caso haja algum impedimento ou especificidade, a pasta permite a aplicação no músculo vasto lateral da coxa e, por último, indica o ventroglúteo, que fica na região dos glúteos.

Em vídeo postado no perfil do Facebook da Prefeitura de Joinville, Fabiana Fernandes de Almeida, enfermeira e gerente de vigilância em saúde, afirma que o município optou por aplicar a vacina no ventroglúteo pois a região fica menos dolorida e causa menos reações locais. Além disso, a enfermeira diz que já é rotina na cidade a aplicação de qualquer imunizante na região.

FOTO: FOLHAPRESS