Com 68 novos casos, Amazonas chega a 1050 casos de Covid-19

Estatisticamente houve um acréscimo de 27,57% novos casos.

O Amazonas teve 68 casos novos de coronavírus em um intervalo de 24 horas e chegou a marca de 1050 casos confirmados no Estado. Até aqui, foram 53 óbitos confirmados – três novas mortes de ontem para hoje. Há outras sete em investigação.  A taxa de letalidade, hoje, é de 5%.

De acordo com os dados, são 932 casos em Manaus e 118 no interior do Estado.O município do interior do Estado com maior ocorrência é Manacapuru, com 64 casos e três mortes. Em seguida aparecem Itacoatiara e Iranduba, com 11 casos cada, Santo Antônio do Içá, com 7 casos, Parintins com 6, São Paulo de Olivença com 5 e Tonantins com três. Com dois casos, aparecem Anori e Careiro da Várzea. Presidente Figueiredo ,Tabatinga, Boca do Acre, Manicoré, Novo Airão, Tefé e Careiro Castanho aparecem com um caso cada, sendo que houve mortes em Presidente Figueiredo ,Manicoré e Novo Airão.

Conforme a atualização dos dados da Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas (FVS-AM), são 747 pessoas confirmadas com a doença que estão em isolamento social, sem necessidade de internação. Há, ainda, 206 pacientes internados, sendo 130 em leitos clínicos e 76 em Unidades de Terapia Intensiva (UTIs).  São 34 pacientes em UTIs de rede privada e 42 de rede pública.

Há, também, 267 pacientes internados em leitos clínicos com suspeita de Covid-19 e outros 45 em UTIs. No total, são 220 exames pendentes de diagnóstico no Laboratório Central do Amazonas (Lacen).

De acordo com a diretora-presidente da FVS-AM, Rosemary Costa Pinto, o relativo número baixo de casos novos nas últimas 24 horas não reflete, necessariamente, uma queda na curva de casos novos. “Nós queremos chamar atenção de que os dados que estamos apresentando são preliminares e sujeitos a revisão, já que a coleta dos dados é dinâmica.  Os casos que entram nas unidades de saúde são identificados e notificados. A FVS aciona o Lacen para que as coletas sejam feitas. As coletas tem tempo hábil de 48h para serem processados no Lacen, e só após compilamos os dados e divulgamos”, explicou Rosemary.