Início Política CMM promove debate para alterar nome de avenida, em memória de vítimas...

CMM promove debate para alterar nome de avenida, em memória de vítimas da escravidão no Brasil

Novo nome será escolhido com a participação popular | Foto: Robervaldo Rocha/CMM

A Câmara Municipal de Manaus (CMM), por meio da Comissão de Cultura e Patrimônio Histórico (COMCPH), vai realizar audiência pública para a escolha da nova identificação da avenida Domingos Jorge Velho, localizada no bairro Dom Pedro, zona centro-oeste, em cumprimento à recomendação legal número 004/2018 do Ministério Público Federal (MPF), tendo em vista a referência personalidade histórica escravista. O evento ocorrerá na próxima sexta-feira (4), às 10h, no auditório Zany dos Reis, da casa legislativa.

De acordo com o MPF, o bandeirante paulista comandou uma campanha contra o Quilombo dos Palmares, no Nordeste brasileiro. Agora, a via deve receber o nome de personalidade histórica, lugar ou elemento com referência à causa negra, a ser escolhido por participação popular.

A medida é baseada no artigo 37 da Constituição Federal, que impede a utilização de referências pessoais na identificação dos bens públicos, e no artigo 1º da Lei número 6.454/77, que proíbe, em todo território nacional, a atribuição de nome a bem público de pessoa que tenha se notabilizado pela defesa ou exploração de mão de obra escrava, em qualquer modalidade. Ainda de acordo com o artigo 3º, VII, da Lei Municipal nº 266/94, os logradouros públicos não devem lembrar fatos incompatíveis com o espírito de fraternidade universal.

Após as discussões para a alteração do nome da avenida, a CMM vai elaborar projeto de lei determinando o nome sugerido, em comum acordo com os moradores do local e demais participantes da audiência pública.