Cinco são presos em ação contra rinha de galo em Manaus

Cinco pessoas foram presas no local.

MANAUS — Na tarde de sábado (28), uma operação do Batalhão de Policiamento Ambiental resultou na prisão de cinco pessoas envolvidas em uma rinha de galo, localizada na rua Pará, no bairro São José, Zona Leste de Manaus. A ação foi desencadeada após denúncias anônimas recebidas pela Linha Direta da corporação.

Ao chegarem ao local, os policiais flagraram dois galos em combate, além de vários outros com ferimentos visíveis, com sangue nas patas, asas e cabeças. No total, 55 galos vivos foram resgatados, além de um macaco. Diversos materiais utilizados nas lutas, como medicamentos, instrumentos cirúrgicos e um ringue, foram apreendidos, junto com R$ 455,55 em espécie e outros itens, como chaves de veículos e celulares.

Os suspeitos e todo o material apreendido foram encaminhados ao 14º Distrito Integrado de Polícia (DIP) para os procedimentos legais. O Batalhão Ambiental ressaltou que a prática de rinha de galo é uma violação da Lei de Crimes Ambientais (Lei 9.605/98), que proíbe maus-tratos a animais, assim como a posse de fauna silvestre sem autorização. Os envolvidos podem enfrentar penalidades rigorosas conforme os artigos 32 e 29 da legislação.