Cidadãos de 12 países não podem mais entrar nos EUA

A justificativa oficial é a proteção da segurança nacional

EUA — Desde ontem (09/6), cidadãos de 12 países estão proibidos de entrar nos Estados Unidos. A medida foi anunciada pelo presidente Donald Trump e visa proteger a segurança nacional.

Lista de países cujos cidadãos estão proibidos de entrar nos EUA

Os países afetados pela proibição são: Afeganistão, Chade, Guiné Equatorial, Eritreia, Haiti, Irã, Mianmar, República do Congo, Sudão, Síria, Iêmen e Somália.

Justificativa oficial: Proteção da segurança nacional

O governo americano justifica a proibição com base na necessidade de garantir que os países em questão compartilhem informações adequadas sobre segurança e identidade dos viajantes. Segundo autoridades federais, alguns desses países possuem padrões fracos de emissão de documentos e controle de fronteiras.

Restrições parciais para outros sete países

Além disso, o governo também impôs uma restrição parcial de entrada a cidadãos de Cuba, Venezuela, Burundi, Laos, Serra Leoa, Togo e Turcomenistão. As limitações variam por categoria de visto e tipo de atividade no país.

Repercussão internacional e local

A proibição já gerou críticas de especialistas em direito, políticos e organizações internacionais. Um deputado americano chamou a medida de “draconiana e inconstitucional”. Autoridades de alguns dos países envolvidos também manifestaram preocupação com o impacto econômico e diplomático dessa decisão.