sexta-feira, 30 de janeiro de 2026.
Início Mundo Chefe da polícia japonesa renuncia após assassinato de Shinzo Abe

Chefe da polícia japonesa renuncia após assassinato de Shinzo Abe

Nakamura Itaru anunciou saída em conversa com jornalistas nesta 5ª feira (25); disse que cuidará de questões pessoais. — Crédito: Reprodução

O chefe da Polícia Nacional do Japão, Nakamura Itaru, anunciou nesta 5ª feira (25) que irá renunciar ao cargo. Nakamura afirmou que deixará o comando da polícia nacional para cuidar de questões pessoais. As informações são da agência japonesa NHK.

A renúncia é anunciada quase 2 meses depois da morte do ex-premiê japonês Shinzo Abe. Uma revisão indicou falhas no esquema de segurança que foi feito para o ex-primeiro-ministro.

“A Agência Nacional de Polícia considera necessário executar com firmeza medidas com base em requisitos de segurança que foram revistos sob um novo sistema destinado a prevenir qualquer repetição do problema. Hoje comuniquei à Comissão de Segurança Pública Nacional a intenção de deixar o cargo no esforço de rever questões pessoais”, disse o chefe da Polícia Nacional em conversa com jornalistas.

O pedido de demissão será encaminhado para a reunião dos ministros na 6ª feira (26.ago). Nakamura, com 59 anos, deixa o comando da polícia depois de 1 ano no cargo.

O ex-premiê japonês Shinzo Abe fazia campanha eleitoral em Nara no momento em que foi atingido por um tiro nas costas, em 8 de julho. O político foi levado inconsciente e já em parada cardiorrespiratória para o Hospital Universitário de Nara, na cidade de Kashihara.

Um ex-integrante da Marinha japonesa, identificado como Tetsuya Yamagami, de 41 anos, foi detido pela polícia. Fontes ligadas à investigação disseram à emissora de TV NHK que foi apreendida uma arma de fabricação caseira.

Segundo a polícia, os agentes presentes no local não perceberam a aproximação de Tetsuya. O diretor-geral da Polícia de Nara, Onizuka Tomoaki, também anunciou nesta 5ª feira (25) que deseja deixar o cargo.

Por Poder360