Cetam e Ufam executam curso do Ministério da Saúde para agentes indígenas

O programa é oferecido pelo Ministério da Saúde

O Centro de Educação Tecnológica do Amazonas (Cetam), por meio da Escola Técnica do SUS, e a Universidade Federal do Amazonas (Ufam) realizam, a partir de abril, o curso de Qualificação de Agentes indígenas de Saúde e de Saneamento. O programa, oferecido pelo Ministério da Saúde, por meio da Secretaria Especial de Saúde Indígena (Sesai), será executado em todo Amazonas de forma inédita. 

A cerimônia de lançamento aconteceu no auditório Rio Amazonas, na Ufam, na sexta-feira (23/03), com a participação do secretário da Sesai, Marco Antônio Toccolini, do reitor da Ufam, Sylvio Puga, do diretor-presidente do Cetam, José Augusto de Melo Neto, e demais autoridades locais e lideranças indígenas.

O Estado do Amazonas é o primeiro a receber o Programa de qualificação para agentes indígenas, por ser o Estado a maior população indígena (196 mil) e maior número de Distritos Sanitários Especiais Indígenas do Amazonas (DSEIs).

Capacitação dos indígenas – O objetivo é qualificar agentes indígenas, que já atuam na área, em curso e atividades de prevenção e promoção da saúde nos territórios. Cetam e Ufam foram escolhidos pelo Ministério da Saúde por terem experiência e habilidade na área de pesquisa e de educação permanente.

Ampliação das escolas – O diretor-presidente do Cetam, professor José Augusto, comentou que a proposta do Governo do Estado é ampliar as escolas técnicas para atender, ainda mais, a população indígena. “Reitero que o Governo do Estado tem o objetivo de qualificar toda a população amazonense e esse momento aqui se traduz em uma correção de políticas sociais, em respeito à cultura e à população indígena”, afirmou.

Participarão do Programa, 1.530 agentes indígenas de saúde e agentes indígenas de saneamento dos setes Distritos Sanitários Especiais Indígenas do Amazonas (DSEI),  que abrangem todo o Estado.

O curso tem carga horária de 500 horas para agentes indígenas de saúde e 450 horas para agentes indígenas de saneamento.  Para a execução, 91 professores foram previamente selecionados e receberam capacitação pedagógica. As aulas têm início previsto para o dia 9 de abril nos Distritos.