
MANAUS, AM — O Carnaval de 2025, que acontece nos dias 3 e 4 de março, já começa a ser definido pelas capitais brasileiras em relação aos dias de folga. Embora o governo federal tenha estabelecido a segunda e terça-feira de Carnaval, além da Quarta-feira de Cinzas (até 14h), como pontos facultativos, a decisão final sobre feriados ou dias úteis cabe a estados e municípios. Na maioria das capitais, não haverá feriado, mas sim ponto facultativo para servidores públicos.
No Rio de Janeiro, por exemplo, a terça-feira de Carnaval é feriado estadual por lei, mas a capital ainda não definiu como serão os dias de folga. Já em São Paulo, Brasília e Belo Horizonte, os dias de Carnaval serão pontos facultativos, com expediente reduzido na Quarta-feira de Cinzas. Em Teresina, no Piauí, a folga é mais extensa: feriado de sábado até a Quarta-feira de Cinzas.
Algumas capitais, como Belém, terão uma mistura de feriado e ponto facultativo. No Pará, o dia 4 de março será feriado, enquanto o dia 3 será ponto facultativo. Outras cidades, como Aracaju, Cuiabá e Manaus, ainda não se posicionaram sobre como será o período. Para os trabalhadores da iniciativa privada, a folga dependerá da decisão de cada empresa.
Enquanto algumas cidades mantêm a tradição de folia com pontos facultativos, outras ainda estão em processo de definição. A expectativa é que, nos próximos meses, as capitais que ainda não se pronunciaram anunciem suas decisões. Até lá, os foliões e trabalhadores aguardam para saber se poderão curtir o Carnaval sem preocupações ou se precisarão encarar o expediente normalmente.