Campeonato Amazonense Júnior e Cadete de Handebol inicia nesta quinta-feira

© Tácio Melo/Sejal

A Liga de Handebol do Amazonas (Liham) inicia nesta quinta-feira (07/06) o Campeonato Amazonense Júnior de Handebol Masculino – Troféu Monteiro de Paula, e o Campeonato Amazonense Cadete de Handebol Masculino e Feminino, no Ginásio Poliesportivo Renné Monteiro, situado na avenida Constantino Nery, bairro São Geraldo, zona centro-sul de Manaus. As competições, uma delas categoria homenageia a família Monteiro de Paula, que trouxe a modalidade do handebol para o Estado, contam com o apoio do Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Estado de Juventude, Esporte e Lazer (Sejel).

A competição segue o calendário da Liga e promoverá jogos em alguns municípios, como por exemplo, em Manacapuru (a 70 quilômetros de Manaus). Serão 49 jogos até a final, que está marcada para o dia 14 de julho. No total, são 19 equipes inscritas, sendo nove na categoria Junior masculino, e 10 no cadete, com quatro times femininos e seis masculinos.

Para abrir a competição, as equipes do Cadete Masculino, HCM e Sergio pessoa, fazem o primeiro duelo, às 17h50. Na sequência, Zezão enfrenta a Associação Atlética Amazonas, e a Atlética Uninilton Lins x Associação Saúde Handebol Mauazinho.

Segundo o presidente da Liham, Auricélio Pessoa, a competição terá um mês e meio e será de suma importância para ambas as categorias. “São competições importantes para as duas categorias. O Júnior porque é uma porta de entrada para os atletas que já tem idade o suficiente para jogar o adulto. E o cadete é um seguimento de fortalecimento das bases da modalidade. Como sempre, é uma disputa que revela talentos e principalmente, algumas equipes, que estão de olho nos jogos escolares, aproveitam para fazer esse laboratório e analisar seus atletas”, comentou Pessoa.

A primeira rodada segue até domingo, dia 10 junho, com seis partidas, a partir das 10h, no ginásio Renné Monteiro.